A Confecção dos Tapetes Devocionais da Semana Santa em Ouro Preto, Minas Gerais, como substrato para preservação da memória e identidade
DOI:
https://doi.org/10.18316/mouseion.vi45.11502Resumo
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo, analisar como os tapetes devocionais da Semana Santa de Ouro Preto, Minas Gerais, contribuem para a preservação da identidade e da memória dessa cidade histórica. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando métodos como pesquisa bibliográfica, fontes secundárias, registro fotográfico e observação participante. O estudo apresenta a relação entre os membros da comunidade e os turistas durante a produção dos tapetes, explorando conceitos teóricos nas áreas de turismo e patrimônio. Os resultados da pesquisa destacam que a tradição dos tapetes devocionais funciona como um espaço de interação social, promovendo a memória e identidade da tradição analisada tanto entre os moradores locais quanto entre os visitantes. Conclui-se que a confecção dos tapetes devocionais transcende a história da cidade, desempenhando um papel multifacetado na preservação e renovação contínua da memória e identidade, ao mesmo tempo em que enriquecem a experiência cultural dos que os vivenciam.
Palavras-chave: Ouro Preto; Tapetes devocionais; Memória; Identidade; Patrimônio cultural imaterial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

O Periódico Mouseion, Revista Eletrônica do Museu e Arquivo Histórico La Salle em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.