A experiência de visitantes e o papel da mediação em uma exposição sobre o envelhecimento: Um estudo de caso da exposição Cidade 60+
DOI:
https://doi.org/10.18316/mouseion.vi45.11793Resumo
A exposição Cidade 60+, montada no Museu da República, no Rio de Janeiro, visou estimular a discussão de alguns desafios enfrentados por idosos, aproximando os visitantes da realidade enfrentada por esse setor da população. Nosso objetivo neste estudo foi compreender a experiência de grupos visitantes desta exposição, com as seguintes perguntas de pesquisa: (1) Que interações e conversas entre visitantes e mediadores ocorreram durante a visita? e (2) Qual o papel do mediador para estimular (ou não) conversas sobre a temática expositiva? Realizamos uma investigação qualitativa com dez grupos visitantes à exposição com idade entre 13 e 70 anos. As visitas foram gravadas usando uma câmera subjetiva. O conteúdo em formato de vídeo foi codificado utilizando um protocolo de pesquisa que foca nas interações de visitantes com mediadores, bem como na natureza das conversas. Os resultados indicam que a exposição promoveu diálogos sobre os temas relacionados ao envelhecimento, suscitados pela exposição. Há evidências, ainda, de que os profissionais responsáveis pela mediação tiveram um papel importante para instigar reflexões sobre os temas em pauta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

O Periódico Mouseion, Revista Eletrônica do Museu e Arquivo Histórico La Salle em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.