Um dínamo revolucionário: Grupo de teatro Província

Autores

  • Clóvis Dias Massa UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18316/1331

Palavras-chave:

Experimentação sensorial, Pop, Criação coletiva

Resumo

A prática do Grupo Província sintetizou uma série de procedimentos e caminhos que vários núcleos de teatro em Porto Alegre passariam a ter dali para frente, rumo à sedimentação do seu trabalho. Criado em 1970, integrava professores e alunos do Departamento de Arte Dramática da UFRGS e imprimiu o caráter experimental em suas propostas de montagem teatral.

Biografia do Autor

Clóvis Dias Massa, UFRGS

Pesquisador acadêmico no campo da teatralidade, da poética e da estética teatrais. Professor Adjunto do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS, na área de História do Espetáculo e Teoria do Teatro. Doutor em Teoria da Literatura pela PUCRS, com a tese Estética Teatral e Teoria da Recepção. Estágio Doutoral realizado na Université Paris 8 Vincennes-Saint Denis. Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com a dissertação O Paradoxo de Criação do Ator na Encenação Teatral. Graduado em Artes Cênicas: Hab. em Interpretação Teatral pela UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Teoria Teatral: História, Dramaturgia e Estética do Espetáculo, vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, pelo qual duas integrantes receberam o Prêmio Jovem Pesquisador na área de Letras, Linguística e Artes no XV e no XXI Salões de Iniciação Científica da UFRGS, respectivamente, com as pesquisas O Papel da Mulher no Teatro Grego Antigo, e Molière Hoje: A Comicidade de Sua Dramaturgia em Diferentes Concretizações Cênicas, ambas sob sua orientação

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Publicado

2013-12-18

Edição

Seção

Dossiê