Construindo informações históricas sobre a formação de professores: as Escolas Normais La Salle de Canoas e de Cerro Largo
DOI:
https://doi.org/10.18316/163Palavras-chave:
História da educação, Escolas normais, Formação de professores, Irmãos Lassalistas, MemóriaResumo
Esse artigo é resultado de pesquisa que se situa no campo da história da educação e tem como objetivo, investigar o processo histórico de constituição dos cursos de formação de professores na Rede La Salle, particularizando a Escola Normal Rural La Salle de Cerro Largo e a Escola Normal de Canoas, ambas criadas em 1941, no Rio Grande do Sul. Metodologicamente, dialoga com diversas fontes, incluindo testemunhos orais. Teoricamente, aborda o tema a partir da história cultural. A criação dos citados cursos de formação de professores atendeu expectativas da Igreja Católica, dos Irmãos Lassalistas, das comunidades onde as escolas se achavam inseridas e se constituíram como facilitadoras do acesso de muitos de seus alunos a cursos superiores e a bem sucedidas carreiras profissionais. Isso auxiliou a reforçar elementos de positividade das representações construídas sobre as escolas e a educação lassalistas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O Periódico Mouseion, Revista Eletrônica do Museu e Arquivo Histórico La Salle em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.