Da educação do público à participação cidadã: Sobre ações educativas e patrimônio cultural

Autores

  • Janice Gonçalves Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

DOI:

https://doi.org/10.18316/1860

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, Educação, Preservação, Cidadania, Ensino de história

Resumo

O artigo aborda as relações entre patrimônio cultural e educação, tomando como base recomendações contidas em documentos patrimoniais nacionais e internacionais, bem como propostas e experiências divulgadas por meio de publicações de caráter acadêmico. São detectadas duas concepções fundamentais: a que vincula as ações educativas à necessidade de proteção ou defesa do patrimônio cultural, estimulando, portanto, o respeito e o apreço por ele; a concepção que articula tais ações educativas à valorização ou ao empoderamento de determinados grupos sociais, por meio do reconhecimento do patrimônio cultural a eles associado, o que pressupõe a participação ativa desses mesmos grupos na definição do patrimônio a preservar. Abordadas as duas concepções, são destacadas quatro proposições entendidas como relevantes para nortear ações educativas voltadas para o patrimônio cultural. Por fim, com base em tais proposições, é discutido o papel das universidades brasileiras, em especial dos cursos de graduação em História.

Biografia do Autor

Janice Gonçalves, Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

Doutora em História Social; professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publicado

2014-12-23

Edição

Seção

Dossiê