A iconografia do descenso da Cruz na pintura religiosa colonial sul-rio-grandense

Altamir Moreira

Resumo


O presente estudo apresenta parte da pesquisa realizada em 2006 que resultou na tese sobre a iconografia relacionada ao tema da Morte e o Além na pintura mural religiosa da região central do Rio Grande do Sul ao longo do século XX. Desenvolve uma abordagem visual descritiva utilizando como base os estudos de Louis Réau, tendo como delimitação o ciclo de imagens relativo a eventos que se passam logo após a Crucificação de Cristo. Por meio de análises iconográficas elabora um panorama comparativo dos modos pelos quais certos referenciais imagéticos cristãos foram retomados ou interpretados para constituir o repertório iconográfico religioso católico sul-rio-grandense.

 


Palavras-chave


Descenso da Cruz; Pintura Religiosa; Iconografia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/1981-7207.15.12

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 1981-7207

Universidade La Salle - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000