A iconografia do descenso da Cruz na pintura religiosa colonial sul-rio-grandense

Autores

  • Altamir Moreira UFSM

DOI:

https://doi.org/10.18316/1981-7207.15.12

Palavras-chave:

Descenso da Cruz, Pintura Religiosa, Iconografia

Resumo

O presente estudo apresenta parte da pesquisa realizada em 2006 que resultou na tese sobre a iconografia relacionada ao tema da Morte e o Além na pintura mural religiosa da região central do Rio Grande do Sul ao longo do século XX. Desenvolve uma abordagem visual descritiva utilizando como base os estudos de Louis Réau, tendo como delimitação o ciclo de imagens relativo a eventos que se passam logo após a Crucificação de Cristo. Por meio de análises iconográficas elabora um panorama comparativo dos modos pelos quais certos referenciais imagéticos cristãos foram retomados ou interpretados para constituir o repertório iconográfico religioso católico sul-rio-grandense.

 

Biografia do Autor

Altamir Moreira, UFSM

Graduado em Desenho e Plástica, bacharelado, pela Universidade Federal de Santa Maria (1996); mestre (2002) e doutor (2006) em Artes Visuais em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Pesquisa temas relacionados à iconografia da pintura mural religiosa. Desenvolve uma prática artística figurativa com temáticas religiosas, históricas e míticas. Têm experiência docente em disciplinas relacionadas à Pintura e Desenho da Figura Humana. Na produção científica, as palavras-chave mais freqüentes são: Iconologia, Iconografia cristã, Arte Religiosa, Pintura Mural, Aldo Locatelli e Angelo Lazzarini.

Downloads

Publicado

2015-12-23

Edição

Seção

Dossiê