Um museu e seus públicos: Relato de duas experiências do Museu Nacional de Arte Antiga (Portugal)

Paulo César Ribeiro Gomes

Resumo


O Museu Nacional de Arte Antiga – MNAA, instituição de referência em Portugal, protagonizou duas iniciativas de grande repercussão midiática no período de 2015/2016. O projeto de difusão cultural intitulado ComingOut – E se o museu saísse à rua? e a subscrição pública Vamos pôr o Sequeira no lugar certo, para a aquisição de importante obra do português Domingos Sequeira (1768-1837), marcaram a agenda cultural portuguesa do período, abrindo um oportuno espaço para a reflexão, principalmente junto ao grande público, sobre temas como “políticas culturais na esfera pública”, “difusão cultural”, “mecenato” e, principalmente, a fundamental questão da visibilidade das instituições museais públicas em épocas de crise econômica e institucional.

 


Palavras-chave


Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA); Difusão Cultural; Administração Museal; Política Cultural.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/1981-7207.16.28

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 1981-7207

Universidade La Salle - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000