Dança e formação professores: A História Oral como potência formativa

Autores

  • Adriana Saballa UFPel
  • Mônica Corr Barboza

DOI:

https://doi.org/10.18316/1981-7207.16.42

Palavras-chave:

História Oral, Formação de Professores, Memória Docente, Ensino do Balé

Resumo

Neste artigo trazemos questões suscitadas a partir de uma pesquisa sobre a trajetória de formação de uma professora de Balé clássico da cidade de Pelotas, inspirada em estudos autobiográficos e com abordagem qualitativa. Trabalhou-se com as memórias da docente e com oito depoimentos. O principal aporte foi a metodologia da História Oral, que se mostrou uma fonte potente para o campo da Formação de Professores, promovendo a compreensão dos saberes e experiências mais significativas que constituíram a prática estudada, bem como as perspectivas metodológicas resultantes deste processo.

Biografia do Autor

Mônica Corr Barboza

Pedagoga e Licenciada em Dança (UFPEL), Especialista em Psicopedagogia (UCPEL), Mestre em Educação (UFPEL), Doutorando do PPGE/Fae/UFPEL. Professora da rede pública municipal (Pelotas). E-mail: monica.cborba@gmail.com

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Publicado

2017-01-03

Edição

Seção

Artigos / Ensaios