Dança e formação professores: A História Oral como potência formativa

Auteurs-es

  • Adriana Saballa UFPel
  • Mônica Corr Barboza

DOI :

https://doi.org/10.18316/1981-7207.16.42

Mots-clés :

História Oral, Formação de Professores, Memória Docente, Ensino do Balé

Résumé

Neste artigo trazemos questões suscitadas a partir de uma pesquisa sobre a trajetória de formação de uma professora de Balé clássico da cidade de Pelotas, inspirada em estudos autobiográficos e com abordagem qualitativa. Trabalhou-se com as memórias da docente e com oito depoimentos. O principal aporte foi a metodologia da História Oral, que se mostrou uma fonte potente para o campo da Formação de Professores, promovendo a compreensão dos saberes e experiências mais significativas que constituíram a prática estudada, bem como as perspectivas metodológicas resultantes deste processo.

Biographie de l'auteur-e

Mônica Corr Barboza

Pedagoga e Licenciada em Dança (UFPEL), Especialista em Psicopedagogia (UCPEL), Mestre em Educação (UFPEL), Doutorando do PPGE/Fae/UFPEL. Professora da rede pública municipal (Pelotas). E-mail: monica.cborba@gmail.com

Téléchargements

Publié-e

2017-01-03

Numéro

Rubrique

Artigos / Ensaios