Cultura e Sociedade: as efemérides no contexto das Sociedades Portuguesas de Beneficência do Rio Grande do Sul no século XIX.
DOI:
https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i26.3511Palavras-chave:
Sociedade Portuguesa de Beneficência, História, Imagem, PoderResumo
Este trabalho trata do estudo de efemérides e seus simbolos, realizadas nas Sociedades Portuguesas de Beneficência do sul do Brasil, bem como a sua representação articulada nas cidades de Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande e Bagé. A Sociedade Portuguesa de Beneficência é uma instituição hospitalar criada por imigrantes portugueses no Brasil e no mundo colonial português, a partir da segunda metade do século XIX, dependente do pagamento e de doações advindas, normalmente, dos seus associados. Na Província, as funções primordiais das beneficências pautavam-se pela promoção da representação pública dos imigrantes como indivíduos de boa educação e cultura, e também na promoção à devoção régia da monarquia portuguesa, o que revela relações simbólicas de poder, que atravessam o funcionamento dessas instituições. Neste sentido, o estudo analisa como os eventos, materializados pelas comemorações de efemérides e seus simbolos imagéticos configuram a representação do espaço de atuação português nas comunidades locais e Portugal, numa rede de relações intenrnacionais que perpetuam a expansão. O apoio e a proteção do monarca português, representado de diferentes formas, de edifícios sede a retratos do Rei, foram relevantes para a projeção local/regional dos seus associados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O Periódico Mouseion, Revista Eletrônica do Museu e Arquivo Histórico La Salle em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.