O turismo como produtor de imagens. Práticas contemporâneas em torno da fotografia de viagem

Laura Susana Zamudio Vega

Resumo


Este artigo analisa a imagem do turismo como meio de expressão da estética cultural contemporânea que gira em torno do tema da viagem. Primeiramente, apresenta uma revisão teórica do conceito, sua composição e características. Posteriormente mostra as diferenças entre a imagem anunciada e a produzida pelo turista, incluindo os meios utilizados para registrar e compartilhar a experiência. Isso traz a compreensão de como as práticas turísticas ligadas à produção de imagens tornam-se uma manifestação da cultura visual contemporânea que tem como foco a globalização, o hedonismo, o egocentrismo e o acesso às novas tecnologias. Compreender o valor estético e simbólico da imagem como resultado de um processo social muito maior.

Palavras-chave


Turismo; Imagem; Comportamento social; Novas tecnologias

Texto completo:

PDF (Español (España))


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/mouseion.v0i26.3574

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 1981-7207

Universidade La Salle - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000