O turismo como produtor de imagens. Práticas contemporâneas em torno da fotografia de viagem

Autores

  • Laura Susana Zamudio Vega Universidad Autónoma de Baja California

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i26.3574

Palavras-chave:

Turismo, Imagem, Comportamento social, Novas tecnologias

Resumo

Este artigo analisa a imagem do turismo como meio de expressão da estética cultural contemporânea que gira em torno do tema da viagem. Primeiramente, apresenta uma revisão teórica do conceito, sua composição e características. Posteriormente mostra as diferenças entre a imagem anunciada e a produzida pelo turista, incluindo os meios utilizados para registrar e compartilhar a experiência. Isso traz a compreensão de como as práticas turísticas ligadas à produção de imagens tornam-se uma manifestação da cultura visual contemporânea que tem como foco a globalização, o hedonismo, o egocentrismo e o acesso às novas tecnologias. Compreender o valor estético e simbólico da imagem como resultado de um processo social muito maior.

Biografia do Autor

Laura Susana Zamudio Vega, Universidad Autónoma de Baja California

Doctora en Arquitectura y Máster en Proyectos Avanzados de Arquitectura y Ciudad por la Universidad de Alcalá (Madrid, España). Arquitecta por la Universidad de Sonora, (Hermosillo, Sonora. México). Su principal línea de trabajo se centra en la influencia de los imaginarios turísticos en la percepción y configuración del espacio turístico. Actualmente es Profesora-Investigadora en la Facultada de Ingeniería, Arquitectura y Diseño de la Universidad Autónoma de Baja California (campus Ensenada, BCN, México).

Publicado

27-04-2017

Edição

Seção

Dossiê