Tracunhaém: as memórias moldadas no barro

Autores

  • Juliano Leal Camargo UNILASALLE
  • Artur Cesar Isaia
  • Renato Ferreira Machado

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i28.3685

Palavras-chave:

Tracunhaém, Memória, Bens Simbólicos

Resumo

Este texto tem por objetivo tecer reflexões teóricas sobre a pesquisa que realizamos a respeito da tradição artesã da cidade de Tracunhaém, localizada na Zona da Mata do Estado de Pernambuco. Desta forma é possível aproximar uma análise empírica sobre o artesanato local a um referencial teórico capaz de embasar a percepção do moldar do barro, da identidade urbana da cidade de Tracunhaém, e de seus Mestres/artesãos. Estes últimos têm proeminência neste texto: a partir da sua centralidade como produtores de bens simbólicos, são pontos de referência obrigatórios para pensar a identidade urbana de Tracunhaém como uma cidade inserida em uma memória artesã servindo para o estabelecimento de uma tradição.

Biografia do Autor

Juliano Leal Camargo, UNILASALLE

Mestrando do PPG em Memória Social e Bens Culturais UNILASALLE - Canoas/RS, linha de pesquisa memória, cultura e identidade. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é bibliotecário documentalista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Disponível em: http://lattes.cnpq.br/2890564101168629 . Acesso em: 20/01/2017

 

Artur Cesar Isaia

Doutor em História pela USP; Pós-doutor em História pela EHESS de Paris; professor do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da UNILASALLE; Professor Titular de História da UFSC e Pesquisador do CNPq.

Renato Ferreira Machado

Doutor e Pós-Doutor de Teologia pela Faculdade EST; professor do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais e Coordenador do Curso de Pegadogia da UNILASALLE.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Edição

Seção

Artigos / Ensaios