Pelo imperativo de testemunhar: a inspeção escolar arquivada (Florianópolis/SC – 1947)

Autores

  • Nelson Maurilio Coelho Junior UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC
  • Maria Teresa Santos Cunha UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i28.4059

Palavras-chave:

Arquivo Escolar, Fotografia, Inspeção Escolar, Colégio Coração de Jesus, Desfiles Cívicos

Resumo

Este artigo discute os aspectos da inspeção escolar, através do cruzamento de fontes imagéticas e textuais encontradas no arquivo escolar do Colégio Coração de Jesus – CCJ, localizado na cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina. A análise se concentrará em duas fotografias produzidas durante um desfile cívico e anexadas ao relatório de inspeção escolar do ano de 1947. O trabalho historiográfico sobre estes documentos pretende buscar compreender como o colégio registrou e testemunhou a sua adesão, às prescrições estatais em vigor no período. Este estudo foi possibilitado pelo processo de ampliação de fontes, que emerge desde a publicações da revista Annales, (1929), através da incorporação de novas formas de fontes, além da operação historiográfica feita pela escrita. Nas recentes abordagens da História Cultural, a fotografia tem ganhado espaço na pesquisa histórica, mas seu uso ainda assinala para a necessidade do domínio de alguns conhecimentos e técnicas específicas que precisam ser acionadas no fazer historiográfico.

Biografia do Autor

Nelson Maurilio Coelho Junior, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC

Graduado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Doutorando   em   Educação, no Programa   de   Pós-Graduação em Educação - Linha de Pesquisa: História e Historiografia da Educação, pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Maria Teresa Santos Cunha, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC

Graduada em História pela Universidade Federal de Santa   Catarina - UFSC, Mestra   em   História   do   Brasil   pela   Universidade   Federal   de   Santa Catarina e Doutora em Educação/História e Filosofia pela Universidade de São Paulo. Professora Associada VII do Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC   e docente dos   PPG/Educação e   PPG/ História da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Bolsista   Produtividade   em   Pesquisa/CNPq/   Nível   2.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Edição

Seção

Artigos / Ensaios