Arte e devoção: considerações sobre o Museu Vivo do Padre Cícero

Autores

  • Ewelter de Siqueira e Rocha Professor do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Professor do Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto Federal do Ceará - IFCE, graduado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará, graduação em Música pela Universidade Estadual do Ceará, mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo - USP. Possui uma produção acadêmica abrangendo os campos da Etnomusicologia e da Antropologia Visual. Atualmente desenvolve pesquisas abordando a estética do sagrado e as performances musicais relativas ao catolicismo popular nordestino, procurando relacionar sonoridades (música, paisagem sonora e fala), corpo (fisionomia, postura e indumentária) e iconografia religiosa (altares caseiros, retratos e objetos). Utiliza a fotografia e o filme etnográfico como métodos e fontes de pesquisa. Com músico, desenvolve trabalhos na área de composição de trilhas musicais, design sonoro e pós-produção de áudio. Integra a equipe de pesquisadores do grupo PAM - Pesquisa em Antropologia Musical (USP), do grupo IMAGO - Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino (URCA), e do GRAVI - Grupo de Antropologia Visual (LISA-USP).
  • Ana Cláudia Sousa Instituto Federal do Ceará- IFCE/Fortaleza http://orcid.org/0000-0002-4654-0024

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i30.4237

Palavras-chave:

Arte, Devoção Popular, Museu Vivo do Padre Cícero, Educação não Formal, Mediação Cultural

Resumo

O presente artigo tem por substrato a pesquisa de mestrado intitulada O Museu Vivo do Padre Cícero e seu Projeto Educativo, que está sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGARTES, do Instituto Federal do Ceará. Em sentido amplo, realizamos uma reflexão sobre a configuração expositiva dos museus, na condição de espaço educativo, a partir da investigação a cerca do Projeto Educativo do Museu Vivo do Padre Cícero, instituição situada na cidade de Juazeiro do Norte – CE. A questão norteadora da pesquisa consiste em problematizar o espaço do Museu Vivo do Padre Cícero, compreendido enquanto instituição de educação não formal, contemplando e discutindo as principais instâncias de seu projeto educativo. Tomando como referencial teórico estudos das pesquisadoras Ana Mae Barbosa, Rejane Coutinho, Maria Isabel Roque e Carla Padró Puig, estabelecemos relações entre os conceitos de “educação em museus” e o projeto do museu em questão, identificando o lugar que as ações educativas ocupam em seu projeto institucional. Considerando as dinâmicas da contemporaneidade, refletimos sobre a pertinência da concepção do projeto expositivo do Museu Vivo do Padre Cícero, a qual foi idealizada há quase duas décadas, mantendo-se, até hoje, fiel ao seu projeto original, a despeito das novas tendências curatoriais.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Sousa, Instituto Federal do Ceará- IFCE/Fortaleza

Mestranda do PPGARTES - Mestrado Profissional em Artes - IFCE. Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau da Universidade Regional do Cariri - URCA (2016). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, 2012 a 2015. Foi membro do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos - GPEACC/CNPq. Foi Professora de Arte no Colégio Pequeno Príncipe em Crato-CE – 2015.  Foi Coordenadora Pedagógica da E.E.F Vereador Antônio Fernandes Coimbra e Professora de Arte do Colégio Ágape do Cariri em Juazeiro do Norte - CE. Desenvolve estudos e pesquisa sobre Arte Sacra, Memória, Fotografia, Mediação Cultural.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Artigos / Ensaios