Arte e devoção: considerações sobre o Museu Vivo do Padre Cícero

Ewelter de Siqueira e Rocha, Ana Cláudia Sousa

Resumo


O presente artigo tem por substrato a pesquisa de mestrado intitulada O Museu Vivo do Padre Cícero e seu Projeto Educativo, que está sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGARTES, do Instituto Federal do Ceará. Em sentido amplo, realizamos uma reflexão sobre a configuração expositiva dos museus, na condição de espaço educativo, a partir da investigação a cerca do Projeto Educativo do Museu Vivo do Padre Cícero, instituição situada na cidade de Juazeiro do Norte – CE. A questão norteadora da pesquisa consiste em problematizar o espaço do Museu Vivo do Padre Cícero, compreendido enquanto instituição de educação não formal, contemplando e discutindo as principais instâncias de seu projeto educativo. Tomando como referencial teórico estudos das pesquisadoras Ana Mae Barbosa, Rejane Coutinho, Maria Isabel Roque e Carla Padró Puig, estabelecemos relações entre os conceitos de “educação em museus” e o projeto do museu em questão, identificando o lugar que as ações educativas ocupam em seu projeto institucional. Considerando as dinâmicas da contemporaneidade, refletimos sobre a pertinência da concepção do projeto expositivo do Museu Vivo do Padre Cícero, a qual foi idealizada há quase duas décadas, mantendo-se, até hoje, fiel ao seu projeto original, a despeito das novas tendências curatoriais.


Palavras-chave


Arte ; Devoção Popular; Museu Vivo do Padre Cícero; Educação não Formal; Mediação Cultural.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/mouseion.v0i30.4237

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ISSN: 1981-7207

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