Art and devotion: considerations on the “Museu Vivo do Padre Cícero”

Authors

  • Ewelter de Siqueira e Rocha Professor do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Professor do Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto Federal do Ceará - IFCE, graduado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará, graduação em Música pela Universidade Estadual do Ceará, mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo - USP. Possui uma produção acadêmica abrangendo os campos da Etnomusicologia e da Antropologia Visual. Atualmente desenvolve pesquisas abordando a estética do sagrado e as performances musicais relativas ao catolicismo popular nordestino, procurando relacionar sonoridades (música, paisagem sonora e fala), corpo (fisionomia, postura e indumentária) e iconografia religiosa (altares caseiros, retratos e objetos). Utiliza a fotografia e o filme etnográfico como métodos e fontes de pesquisa. Com músico, desenvolve trabalhos na área de composição de trilhas musicais, design sonoro e pós-produção de áudio. Integra a equipe de pesquisadores do grupo PAM - Pesquisa em Antropologia Musical (USP), do grupo IMAGO - Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino (URCA), e do GRAVI - Grupo de Antropologia Visual (LISA-USP).
  • Ana Cláudia Sousa Instituto Federal do Ceará- IFCE/Fortaleza http://orcid.org/0000-0002-4654-0024

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i30.4237

Keywords:

Art, Popular Devotion, “Museu Vivo do Padre Cícero”, Non-formal Education, Cultural Mediation

Abstract

This article is based on a master’s research entitled The Living Museum of Padre Cícero and its Educational Project, which is being developed with the Post-Graduate Program in Arts - PPGARTES of the Federal Institute of Ceará. In a broad sense, we carried out a reflection on the exhibition configuration of the museums, in the condition of educational space, from the investigation about the Educational Project of the “Museu Vivo do Padre Cícero”, institution located in the city of “Juazeiro do Norte – CE”. The guiding question of the research is to problematize the space of the museum, understood as an institution of non-formal education, contemplating and discussing all the instances of its educational project. Taking as reference theoretical studies by researchers Ana Mae Barbosa, Rejane Coutinho, Maria Isabel Roque and Carla Padró Puig, we established relationships between the concepts of “museum education” and the museum project in question, identifying the place that educational actions occupy in its institutional project. Considering the dynamics of contemporaneity, we reflect on the pertinence of the conception of the exhibition project of the “Museu Vivo do Padre Cícero”, which was idealized almost two decades ago, remaining faithful to its original project, despite the new curatorial tendencies.

Author Biography

Ana Cláudia Sousa, Instituto Federal do Ceará- IFCE/Fortaleza

Mestranda do PPGARTES - Mestrado Profissional em Artes - IFCE. Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau da Universidade Regional do Cariri - URCA (2016). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, 2012 a 2015. Foi membro do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos - GPEACC/CNPq. Foi Professora de Arte no Colégio Pequeno Príncipe em Crato-CE – 2015.  Foi Coordenadora Pedagógica da E.E.F Vereador Antônio Fernandes Coimbra e Professora de Arte do Colégio Ágape do Cariri em Juazeiro do Norte - CE. Desenvolve estudos e pesquisa sobre Arte Sacra, Memória, Fotografia, Mediação Cultural.

Published

2018-09-04

Issue

Section

Artigos / Ensaios