Visitas desenhadas: “Tenho desenhado a Alhambra. Recordá-la-ei para sempre.”
DOI:
https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i29.4700Palavras-chave:
Alhambra, Desenho, Ensino da Arquitetura, Viagem de Arquitetura, PatrimônioResumo
No início de uma visita de estudo à Alhambra com alunos da Escola de Arquitectura da Universidade de Alcalá (Outono, 2017), surgiu uma discussão sobre o sentido desse trabalho académico: “Professor, como a Alhambra é tão complexa e o percurso tão rápido, ganhamos tempo se tirarmos fotografias e podemos colocá-las no Instagram, gabando-nos da viagem”. Ainda que pareça anedótico, este pedido colocava três questões chave para a compreensão atual do patrimônio: Que sentido tem visitar o patrimônio? Que diferença há para a sua compreensão desenhá-lo ou fotografá-lo? Que mudanças para a sua visita e compreensão foram introduzidas pelas novas tecnologias? Procurar responder a estas questões, utilizando como caso de estudo a referida visita desenhada à Alhambra, é o objetivo deste artigo. A sua estrutura segue a da visita: a primeira parte dedica-se a responder às perguntas colocadas e a segunda parte apresenta os resultados da experiência académica. As conceptualizações teóricas desenvolvidas no artigo provêm das lições estudadas na disciplina Análise de Formas Arquitetónicas e das investigações dos autores sobre o ensino da arquitetura. Os desenhos, realizados in situ, são publicados sem retoques e os comentários dos alunos correspondem a respostas a um inquérito aos que viajaram a Granada, realizado especificamente para este artigo. Para além de tentar responder às questões colocadas, através da sistematização desta experiência académica procura-se sublinhar o papel do desenho na compreensão e desfrute da arquitetura. Como disse um aluno no final da viagem: “Desenhei a Alhambra. A lembrarei para sempre.”Downloads
Publicado
02-07-2018
Edição
Seção
Dossiê
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