Visitas desenhadas: “Tenho desenhado a Alhambra. Recordá-la-ei para sempre.”

Autores

  • Roberto Goycoolea Prado Escuela de Arquitectura, Universidad de Alcalá, Madrid, España
  • Jessica Fuentealba

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i29.4700

Palavras-chave:

Alhambra, Desenho, Ensino da Arquitetura, Viagem de Arquitetura, Patrimônio

Resumo

No início de uma visita de estudo à Alhambra com alunos da Escola de Arquitectura da Universidade de Alcalá (Outono, 2017), surgiu uma discussão sobre o sentido desse trabalho académico: “Professor, como a Alhambra é tão complexa e o percurso tão rápido, ganhamos tempo se tirarmos fotografias e podemos colocá-las no Instagram, gabando-nos da viagem”. Ainda que pareça anedótico, este pedido colocava três questões chave para a compreensão atual do patrimônio: Que sentido tem visitar o patrimônio? Que diferença há para a sua compreensão desenhá-lo ou fotografá-lo? Que mudanças para a sua visita e compreensão foram introduzidas pelas novas tecnologias? Procurar responder a estas questões, utilizando como caso de estudo a referida visita desenhada à Alhambra, é o objetivo deste artigo. A sua estrutura segue a da visita: a primeira parte dedica-se a responder às perguntas colocadas e a segunda parte apresenta os resultados da experiência académica. As conceptualizações teóricas desenvolvidas no artigo provêm das lições estudadas na disciplina Análise de Formas Arquitetónicas e das investigações dos autores sobre o ensino da arquitetura. Os desenhos, realizados in situ, são publicados sem retoques e os comentários dos alunos correspondem a respostas a um inquérito aos que viajaram a Granada, realizado especificamente para este artigo. Para além de tentar responder às questões colocadas, através da sistematização desta experiência académica procura-se sublinhar o papel do desenho na compreensão e desfrute da arquitetura. Como disse um aluno no final da viagem: “Desenhei a Alhambra. A lembrarei para sempre.”

Biografia do Autor

Roberto Goycoolea Prado, Escuela de Arquitectura, Universidad de Alcalá, Madrid, España

Dr. Arquitecto. Profesor Titular de la Escuela de Arquitectura, U. de Alcalá, España. Áreas de interés: Análisis arquitectura, Turismo y Cooperación al desarrollo. Tiene investigaciones, publicaciones y docencia en diversos países de Europa, América y África. Coordinador de COOPUAH, Grupo de Investigación aplicada a la Cooperación al desarrollo de la U. de Alcalá y cofundador de RIGPAC, Red Internacional de Globalización y Patrimonio Construido.

Publicado

2018-07-02

Edição

Seção

Dossiê