As interfaces da memória e a construção do testemunho

Autores

  • Luane Flores Chuquel Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, Ijuí/RS.
  • Ivo Dos Santos Canabarro Professor no PPGD (Mestrado em Direitos Humanos) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI, Ijuí/RS.
  • Carolina Martins Etcheverry Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i31.5177

Palavras-chave:

Memória, Comissão Nacional da Verdade, testemunho, direitos humanos

Resumo

O artigo tem como objetivo principal discutir algumas perspectivas e interfaces da memória na construção de testemunhos a partir do Relatório da Comissão Nacional da Verdade. A perspectiva inicial é estabelecer um constructo sobre a memória no tempo presente, com conceitos que evidenciam como a questão teórica e metodológica pode ser fundamental para a construção do conhecimento. Num segundo momento, como a construção dos testemunhos são importantes para esclarecer a aplicabilidade da memória. As discussões estabelecidas entre as partes são complementares e interligadas, pois entendemos que é fundamental uma perspectiva teórica para posteriormente ser aplicada em estudos de caso. As partes se completam numa tentativa de construção de uma memória social para a efetivação dos direitos humanos.

Biografia do Autor

Luane Flores Chuquel, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, Ijuí/RS.

Bacharel em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, campus Santo Ângelo/RS. Mestranda em Direitos Humanos na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, Ijuí/RS. Advogada. Bolsista Capes.

Ivo Dos Santos Canabarro, Professor no PPGD (Mestrado em Direitos Humanos) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI, Ijuí/RS.

Pesquisador associado a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura- UNESCO na Cátedra Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras. Pós doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF, com Estágio de Doutorado na Université Paris III Sorbonne Nouvelle, Instituto de Cinema Audiovisual com orientação de Philippe Duhois. Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, professor no PPGD (Mestrado em Direitos Humanos) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI, Ijuí/RS, RS.

Carolina Martins Etcheverry, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Professora colaboradora junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Bolsista PNPD – Capes.

Downloads

Publicado

2019-02-25

Edição

Seção

Artigos / Ensaios