A Cultura Material Escolar e a Preservação dos Acervos na Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Tatiane Vedoin Viero

Resumo


A cultura material escolar propicia várias abordagens de pesquisa para os investigadores da História da Educação. É por meio da preservação dos acervos, sejam eles arquivísticos, bibliográficos ou museológicos que se concretiza tal cultura. Teve-se por objetivo, apresentar discussões acerca da cultura material escolar e da preservação dos acervos e das afinidades entre as duas áreas de conhecimento: a Museologia e a Arquivologia. Abordou-se inicialmente a cultura material escolar e na sequência os acervos escolares, sua preservação e disputas de salvaguarda e por fim, as perspectivas e afinidades entre a Arquivologia e a Museologia, tendo por base o acervo universitário da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Realizou-se pesquisa bibliográfica, pesquisa documental no acervo da FURG e entrevistas sob a perspectiva da história oral com servidores ativos e aposentados. Destaca-se em relação à historiografia da educação superior em Rio Grande que é preciso recorrer basicamente aos seus acervos (arquivísticos e museológicos) e à História Oral. Em relação aos acervos é preciso traçar estratégias de organização e preservação que venham a garantir o fazer do pesquisador.


Palavras-chave


Cultura Material Escolar; Preservação de Acervos; Arquivologia; Museologia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/mouseion.v0i37.6877

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ISSN: 1981-7207

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