TRANSGRESSION SOCIALE ET INNOVATION ESTHETIQUE. LA DIMENSION POLITIQUE DE L’ “ART LIGHT” A BUENOS AIRES ENTRE 1989 ET 1993.

Mariana Cerviño

Resumo


Entre 1976 e 1983 houve na Argentina um regime autoritário. Sua política repressiva teve um efeito particular no campo artístico de Buenos Aires. Este período se caracterizou pela restrição da formação de pequenos grupos, a arbitrarierade dos critérios de seleção nas instituições oficiais e a homogenização dos tipos de artistas e as estéticas em circulação. Logo após o retorno da democracia, teve lugar na Argentina um processo de recomposição que foi caracterizado pela progressiva abertura deste espaço social, o que permitiu a entrada de outros atores sociais. Os recém  chegados levam consigo os seus próprios universos simbólicos. No presente trabalho analisaremos este proceso de transição para a democracia a partir do estudo da emergencia dos artistas denominados “do Centro Rojas”, que implicou em uma oposição aos artistas coonsagrados até então.

 

Résumé: De 1976 à 1983, l’Argentine a connu un régime totalitaire. Sa politique répressive a affecté d'une manière particulière le domaine artistique. Notamment la restriction de la sociabilité à de petits groupes, les critères de sélection arbitraires des institutions et l´homogénéisation des types sociaux d'artistes et d'esthétiques en circulation. A partir du retour de la démocratie, s’est amorcé dans le champ culturel un processus de recomposition qui a progressivement évolué. Le nouveaux venus ont portés avec eux leur propres universes symboliques. Dans cette étude, nous analyserons les différents groupes d'artistes qui se rencontrent à Buenos Aires pendant la transition démocratique. Nous porposons analiser la periode de la transition des la dictature vers la démocratie a treavers le processus d´emergence des artistes dits “du Centre Rojas”, lequel a impliqué an opposition avec les groupes des artistes consacrées.

Mots clés: DOMAINE ARTISTIQUE DE BUENOS AIRES; DICTATURE; TRANSITION DÉMOCRATIQUE; SORTES D´ARTISTES; ANNÉES QUATRE; VINGT.


Palavras-chave


campo artístico de buenos aires; ditadura; transição democrática; tipo de artistas; anos oitenta

Texto completo:

PDF (Français (Canada))


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/688

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 1981-7207

Universidade La Salle - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000