Transgressão social e inovação estética. A dimensão política da "arte leve" em Buenos Aires entre 1989 e 1993
DOI:
https://doi.org/10.18316/688Palabras clave:
Campo artístico de Buenos Aires, Ditadura, Transição democrática, Tipo de artistas, Anos oitentaResumen
Entre 1976 e 1983 houve na Argentina um regime autoritário. Sua política repressiva teve um efeito particular no campo artístico de Buenos Aires. Este período se caracterizou pela restrição da formação de pequenos grupos, a arbitrarierade dos critérios de seleção nas instituições oficiais e a homogenização dos tipos de artistas e as estéticas em circulação. Logo após o retorno da democracia, teve lugar na Argentina um processo de recomposição que foi caracterizado pela progressiva abertura deste espaço social, o que permitiu a entrada de outros atores sociais. Os recém chegados levam consigo os seus próprios universos simbólicos. No presente trabalho analisaremos este proceso de transição para a democracia a partir do estudo da emergencia dos artistas denominados “do Centro Rojas”, que implicou em uma oposição aos artistas coonsagrados até então.
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