Museus nas ruínas: diálogos entre patrimônios missioneiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i37.7332

Palavras-chave:

Reduções Jesuíticas, Patrimônio Cultural, Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo (RS), Sítio Arqueológico de San Ignacio Miní (ARG), Narrativas Expográficas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as motivações para preservação das ruínas de São Miguel das Missões (Brasil) e de San Ignacio Miní (Argentina), bem como debater os contextos de criação dos museus que estão localizados dentro dos sítios. As reduções jesuíticas foram consolidadas a partir do século XVII na Província Jesuítica do Paraguai, a fim de reunir povoados indígenas para introduzir o Cristianismo e os modos de vida europeus. Nessa perspectiva, o trabalho investiga o cenário histórico que ocasionou no tombamento das ruínas nos âmbitos nacional e internacional, e posteriormente a fundação do Museu das Missões (Brasil) e do Museu Jesuítico (Argentina), com foco nas primeiras narrativas propostas por essas instituições museológicas. Conclui que o discurso que os museus apresentam nas exposições está intrinsecamente ligado ao seu contexto de criação.

Biografia do Autor

Natália Reichert Greff, Bacharel em Museologia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como pesquisadora no Projeto de Pesquisa Forma & Conteúdo: reflexões sobre as exposições museológicas (UFRGS). Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Expografia, Expologia, Comunicação em Museus, Documentação Museológica e Gestão de Acervo.

 

Vanessa Barrozo Teixeira Aquino, Curso de Bacharelado em Museologia/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPGMusPa/UFRGS)

Bacharel em Museologia, Mestre e Doutora em Educação. Atua como Professora do Departamento de Ciências da Informação (DCI) no Curso de Museologia e no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPGMUSPA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Downloads

Publicado

2020-12-07

Edição

Seção

Artigos / Ensaios