Mapeamento e redes sociais dos museus de Curitiba: algumas reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i38.7675

Palavras-chave:

Museus, Inclusão Social, Mídias Sociais

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo mapear os museus de Curitiba/PR, bem como investigar suas atuações em sites oficiais e nas redes sociais Facebook e Instagram. O estudo é de natureza qualitativa, em que utilizamos a Análise Documental como metodologia. Os dados foram constituídos por meio do Guia dos Museus Brasileiros do Instituto Brasileiro de Museus e do site da Fundação Cultural de Curitiba. Os resultados apontaram que os museus curitibanos, em geral, estão em funcionamento, possuem administração pública e tem perfis diversos com relação ao ano de fundação e tipologia. Na Internet, metade dos museus não possui qualquer atividade e somente 13% dos espaços museais contam com uma atuação efetiva nas mídias sociais. Quanto ao mapeamento, notamos que todos os museus residem na porção norte da cidade, existindo um aglomerado na região central, onde se localizam os centros econômico e histórico. Concluímos que os museus curitibanos, em sua maioria, pouco promovem a inclusão social por meio da inclusão cultural, tomando como referência as fontes de informação desta pesquisa, considerando a escassez de informações e o distanciamento físico com a maior parte da população.

Biografia do Autor

Gabriela Ferreira, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

Técnica em Química pela Escola Técnica Estadual (ETEC) Tiquatira, São Paulo/SP. Graduanda de Licenciatura e Bacharelado em Química na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba/PR.

Camila Silveira, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

Licenciada em Química pelo Instituto de Química da Unesp de Araraquara. Mestre e Doutora em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. Professora Adjunta do Departamento de Química, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática e do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional da UFPR, em Curitiba.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Edição

Seção

Artigos / Ensaios