Mapeamento e redes sociais dos museus de Curitiba: algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i38.7675Palavras-chave:
Museus, Inclusão Social, Mídias SociaisResumo
A presente pesquisa teve como objetivo mapear os museus de Curitiba/PR, bem como investigar suas atuações em sites oficiais e nas redes sociais Facebook e Instagram. O estudo é de natureza qualitativa, em que utilizamos a Análise Documental como metodologia. Os dados foram constituídos por meio do Guia dos Museus Brasileiros do Instituto Brasileiro de Museus e do site da Fundação Cultural de Curitiba. Os resultados apontaram que os museus curitibanos, em geral, estão em funcionamento, possuem administração pública e tem perfis diversos com relação ao ano de fundação e tipologia. Na Internet, metade dos museus não possui qualquer atividade e somente 13% dos espaços museais contam com uma atuação efetiva nas mídias sociais. Quanto ao mapeamento, notamos que todos os museus residem na porção norte da cidade, existindo um aglomerado na região central, onde se localizam os centros econômico e histórico. Concluímos que os museus curitibanos, em sua maioria, pouco promovem a inclusão social por meio da inclusão cultural, tomando como referência as fontes de informação desta pesquisa, considerando a escassez de informações e o distanciamento físico com a maior parte da população.Downloads
Publicado
05-08-2021
Edição
Seção
Artigos / Ensaios
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