Identidade e cultura da imigração italiana (no RS) um estudo referente ao Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i38.8238

Palavras-chave:

Identidade, Etnia italiana, Caminhos de Pedra

Resumo

O Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves é formado pela identidade, a cultura e o patrimônio arquitetônico dos imigrantes italianos que chegaram no Rio Grande do Sul e se estabeleceram em Bento Gonçalves. A questão que se propõe neste trabalho é a da identidade cultural dos descendentes de imigrantes italianos do Roteiro Turístico Caminhos de Pedra, apresentados através de uma pesquisa bibliográfica o modo como é formada e preservada esta identidade. A identidade, assim como a cultura é formada pela origem dos povos, pelas tradições, valores e crenças, como pode ser visto no através da arquitetura de suas edificações, de seus produtos, atendimentos aos visitantes, expressando e demonstrando todas as tradições e costumes adquiridos pelos seus antepassados. O roteiro é hoje um referencial, no resgate e preservação da cultura italiana, o qual apresenta diversos pontos marcantes de sua identidade.

Biografia do Autor

Fabiana Tramontin Bonho, Unilasalle

Bacharel em Administração e Ciências Contábeis, mestra em desenvolvimento regional e doutoranda em memória social e bens culturais.

Judite Sanson de Bem, Unilasalle

Doutorado em História Ibero-americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em Geografia da UFRGS no Projeto: Direito à cidade, financeirização e transformações no regime urbano na metrópole de Porto Alegre/RS. Possui Bacharelado em Ciências Econômicas e Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Mestrado Profissional e Doutorado Acadêmico em Memória Social e Bens Culturais e do Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais na Universidade La Salle

Downloads

Publicado

2021-09-08

Edição

Seção

Dossiê