Mulheres de Machado: personagens machadianas em cena

Autores

  • Lúcia Regina Lucas da Rosa Universidade La Salle- Canoas
  • Ronaldo Silva Lopes Unilasalle
  • Hilaine Gregis Unilasalle

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i42.8341

Palavras-chave:

Mulheres, cultura, teatro, Machado de Assis

Resumo

O presente artigo pretende analisar a contemporaneidade e o uso didático do texto de Machado de Assis adaptado para a peça teatral intitulada Mulheres de Machado (ROSA, 2008) e sua manifestação cultural como forma de expressão artística. O roteiro foi escrito para celebrar os 100 anos da morte de Machado de Assis com o propósito de ser encenado na Universidade La Salle, em Canoas-RS, por alunos e professores do curso de Letras. O texto reúne personagens de diversos livros, ambientado na Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, cujas personagens femininas são apresentadas pelo próprio autor, e em suas conversas, percebe-se o cenário da época entre 1880 e 1890, seus costumes e ideias. Dessa forma, o texto dramático apresenta elementos propícios a uma análise da cultura subjacente ao texto, valorizando a expressão artística da literatura e do teatro. Para a análise, parte-se do conceito de cultura apresentado por Ernst Cassirer (2012) quanto ao estudo político e social do homem e a tarefa de uni-los. Também estará presente neste estudo uma breve discussão acerca da adaptação do texto literário ao texto dramático a partir dos estudos de Hucheon (2013). Espera-se com este estudo elucidar a cultura brasileira e artística do texto literário e do texto dramático a partir dos escritos do consagrado escritor brasileiro Machado de Assis.

Biografia do Autor

Lúcia Regina Lucas da Rosa, Universidade La Salle- Canoas

Doutora (2012) e Mestre (1996) em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, área de Literatura Brasileira, Especialização em Reconstruindo o ensino de língua e literatura pelo Centro Universitário La Salle (1998) e graduação (1988) em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC-RS. Atualmente, coordenadora do curso de Letras na Universidade La Salle - Unilasalle, Canoas-RS, professora adjunta no curso de Letras; professora no PPG Memória Social e Bens Culturais na Unilasalle. Experiência na área de Letras, no ensino fundamental, médio e educação superior com ênfase em literatura, língua materna e ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, africanas de língua portuguesa e afro-brasileira, metodologia de ensino, formação de professores, leitura, poesia, arte e gestão na área do ensino. Faz parte do Conselho Editorial da Editora Unilasalle, da Revista Integração, da Revista Nau Literária. 

Ronaldo Silva Lopes, Unilasalle

Graduado em Psicologia pela Universidade LaSalle (2018/2). Mestrando em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade LaSalle (2019). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Comunitária e Social.Participou como Bolsista Voluntário do Unilasalle no Mestrado de Memória Social e Bens Culturais , na Pesquisa: FAZENDAS TERAPÊUTICAS NA REGIÃO DO VALE DO RIO DOS SINOS/RIO GRANDE DO SUL/BRASIL:PROCESSOS SÓCIO-HISTÓRICOS DAS INSTITUIÇÕES. (2011-2013). Em Jan/Fev de 2012 participou da primeira missão interdisciplinar de voluntariado na Escola João XXIII e no Centro Social La Salle em Beira/Moçambique. Desenvolveu projeto de reinserção social de usuários do serviço em saúde mental no município de Canoas - RS.
Atualmente desenvolvo atividades de pesquisa relacionadas ao Observatório Cultural Unilasalle e ao projeto de pesquisa Antropologia de Lugares Históricos e Equipamentos Culturais (Produtividade em Pesquisa – Nível 2 do CNPq), pesquisa de interesse ao projeto Unilasalle Cultural. Acompanhou e acompanha a realização de atividades artísticas e culturais no Campus da Universidade LaSalle, em Canoas.

Hilaine Gregis, Unilasalle

É graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Literatura e Latim, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e doutora em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Desde 2002, trabalha como professora da Universidade La Salle (Unilasalle), tendo também atuado em escolas de ensino fundamental e médio, cursos pré-vestibulares e cursos de formação de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Tem experiência como docente de graduação e pós-graduação, nas áreas de Língua Portuguesa (cursos diversos), Letras e Pedagogia, com ênfase nos seguintes campos: Linguística, Latim, Produção Textual, Fonologia e Morfologia do Português e Aquisição da Linguagem. Coordenou o Projeto PIBID/Letras no Unilasalle de 2013 a 2018 e atualmente coordena o Projeto Residência Pedagógica (Capes).

Downloads

Publicado

2022-12-21

Edição

Seção

Artigos / Ensaios