Machado's momen: Machado's female characters on stage

Authors

  • Lúcia Regina Lucas da Rosa Universidade La Salle- Canoas
  • Ronaldo Silva Lopes Unilasalle
  • Hilaine Gregis Unilasalle

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i42.8341

Keywords:

Women, culture, drama, Machado de Assis

Abstract

This article aims to analyze the contemporaneity and didactic use of Machado de Assis' text adapted for a play entitled “Mulheres de Machado” or “Machado’s Women” (ROSA, 2008) and its cultural manifestation as a form of artistic expression. The script was written to celebrate the 100th anniversary of Machado de Assis' death to be staged at La Salle University, in Canoas, State of Rio Grande do Sul, Brazil, by students and professors of the Language and Literature Undergraduate Course. The text brings together characters from several books, set at Colombo Tea House, in Rio de Janeiro, whose female characters are introduced by the author himself and, in his conversations, one can see the scenario of the time between 1880 and 1890, their customs and ideas. Thus, the dramatic text presents suitable elements to an analysis of the culture underlying it, promoting the artistic expression of literature and drama. For an analysis, we start with the concept of culture presented by Ernst Cassirer (2012) regarding the political and social study of man and the task of linking them both. Also, this study presents a discussion of the literary text adapted to the dramatic text based on studies by Hucheon (2013). We hope this study clarifies the Brazilian and artistic culture of the literary and dramatic texts based on the writings of the renowned Brazilian writer Machado de Assis.

Author Biographies

Lúcia Regina Lucas da Rosa, Universidade La Salle- Canoas

Doutora (2012) e Mestre (1996) em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, área de Literatura Brasileira, Especialização em Reconstruindo o ensino de língua e literatura pelo Centro Universitário La Salle (1998) e graduação (1988) em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC-RS. Atualmente, coordenadora do curso de Letras na Universidade La Salle - Unilasalle, Canoas-RS, professora adjunta no curso de Letras; professora no PPG Memória Social e Bens Culturais na Unilasalle. Experiência na área de Letras, no ensino fundamental, médio e educação superior com ênfase em literatura, língua materna e ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, africanas de língua portuguesa e afro-brasileira, metodologia de ensino, formação de professores, leitura, poesia, arte e gestão na área do ensino. Faz parte do Conselho Editorial da Editora Unilasalle, da Revista Integração, da Revista Nau Literária. 

Ronaldo Silva Lopes, Unilasalle

Graduado em Psicologia pela Universidade LaSalle (2018/2). Mestrando em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade LaSalle (2019). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Comunitária e Social.Participou como Bolsista Voluntário do Unilasalle no Mestrado de Memória Social e Bens Culturais , na Pesquisa: FAZENDAS TERAPÊUTICAS NA REGIÃO DO VALE DO RIO DOS SINOS/RIO GRANDE DO SUL/BRASIL:PROCESSOS SÓCIO-HISTÓRICOS DAS INSTITUIÇÕES. (2011-2013). Em Jan/Fev de 2012 participou da primeira missão interdisciplinar de voluntariado na Escola João XXIII e no Centro Social La Salle em Beira/Moçambique. Desenvolveu projeto de reinserção social de usuários do serviço em saúde mental no município de Canoas - RS.
Atualmente desenvolvo atividades de pesquisa relacionadas ao Observatório Cultural Unilasalle e ao projeto de pesquisa Antropologia de Lugares Históricos e Equipamentos Culturais (Produtividade em Pesquisa – Nível 2 do CNPq), pesquisa de interesse ao projeto Unilasalle Cultural. Acompanhou e acompanha a realização de atividades artísticas e culturais no Campus da Universidade LaSalle, em Canoas.

Hilaine Gregis, Unilasalle

É graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Literatura e Latim, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e doutora em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Desde 2002, trabalha como professora da Universidade La Salle (Unilasalle), tendo também atuado em escolas de ensino fundamental e médio, cursos pré-vestibulares e cursos de formação de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Tem experiência como docente de graduação e pós-graduação, nas áreas de Língua Portuguesa (cursos diversos), Letras e Pedagogia, com ênfase nos seguintes campos: Linguística, Latim, Produção Textual, Fonologia e Morfologia do Português e Aquisição da Linguagem. Coordenou o Projeto PIBID/Letras no Unilasalle de 2013 a 2018 e atualmente coordena o Projeto Residência Pedagógica (Capes).

Published

2022-12-21

Issue

Section

Artigos / Ensaios