Contribuições da Arte e da Cultura pra formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i38.8529

Palavras-chave:

Cultura, Ensino, Arte, Formação Docente

Resumo

A conjuntura dinâmica da sociedade atual exige da educação uma otimização de práticas e teorias nos currículos de licenciaturas capazes de formar professores aptos a desenvolverem em seus alunos habilidades e competências necessárias para o trabalho e a convivência social das próximas décadas. Aliada à formação acadêmica, é necessário que o professor participe de formações continuadas que lhe proporcionem subsídios em diversas áreas, que o auxiliem no desenvolvimento da sua metodologia de ensino, visto que o professor precisa ser sempre aluno, disposto a, diante das constantes transformações tecnológicas e sociais, ressignificar-se frequentemente enquanto mediador de aprendizagens.

A partir da fala da cantora Anaadi, vencedora do Grammy Latino 2018, para uma turma do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, sobre a digitalização da arte, são realizadas reflexões acerca da importância da arte e da cultura para a formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Esteio. É diante dessa perspectiva, que o presente artigo, parte da pesquisa de Mestrado da autora, se insere, no intuito de buscar respostas para o seguinte questionamento: Momentos artísticos e culturais proporcionados aos docentes em formação continuada podem contribuir para a construção de memórias individuais e coletivas? A base teórica deste estudo será composta por Geertz (1989) e Cunha (2010), no que se refere à Cultura, Cassirer (2012) ao tratar do tempo e do espaço, Halbwachs (2003) no que concerne à Memória, Todorov (2009) e Rosa (2014) no que diz respeito à arte e à literatura, Rosa e Casagrande (2017) no que tange à formação docente, e Graeff, Constante e Caye (2020) no que se refere à relação cultura e escola.

Biografia do Autor

Cristiane Gomes, Universidade La Salle

Possui graduação em Letras Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), especialização em Língua, Literatura e Novas Mídias pela Universidade Luterana do Brasil (2015) e faz Mestrado em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La Salle. Atualmente é coordenadora de projetos, tecnologias e inovação na Secretaria Municipal de Educação de Esteio e professora de português da Prefeitura Municipal de Esteio, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa, ensino, língua e literatura.

Lúcia Regina Lucas da Rosa, Universidade La Salle

Doutora (2012) e Mestre (1996) em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, área de Literatura Brasileira, Especialização em Reconstruindo o ensino de língua e literatura pelo Centro Universitário La Salle (1998) e graduação (1988) em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC-RS. Atualmente, coordenadora do curso de Letras na Universidade La Salle - Unilasalle, Canoas-RS, professora adjunta no curso de Letras; professora e pesquisadora no PPG Memória Social e Bens Culturais na Unilasalle. Integrante CCPE - Conselho Científico de Pesquisa e Extensão na Unilasalle. Bolsista voluntária no Projeto Residência Pedagógica Unilasalle/Capes. Experiência na área de Letras, no ensino fundamental, médio e educação superior com ênfase em literatura, língua materna e ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, cultura e identidade, literatura brasileira, afro-brasileira, infantojuvenil e africana de língua portuguesa, metodologia de ensino, formação de professores, leitura, poesia, arte e gestão na área do ensino e da cultura. Faz parte do Conselho Editorial da Editora Unilasalle, da Revista Integração, parecerista em diversas revistas científicas.

Downloads

Publicado

2021-09-08

Edição

Seção

Dossiê