Contribuições da Arte e da Cultura pra formação docente
DOI:
https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i38.8529Palavras-chave:
Cultura, Ensino, Arte, Formação DocenteResumo
A conjuntura dinâmica da sociedade atual exige da educação uma otimização de práticas e teorias nos currículos de licenciaturas capazes de formar professores aptos a desenvolverem em seus alunos habilidades e competências necessárias para o trabalho e a convivência social das próximas décadas. Aliada à formação acadêmica, é necessário que o professor participe de formações continuadas que lhe proporcionem subsídios em diversas áreas, que o auxiliem no desenvolvimento da sua metodologia de ensino, visto que o professor precisa ser sempre aluno, disposto a, diante das constantes transformações tecnológicas e sociais, ressignificar-se frequentemente enquanto mediador de aprendizagens.
A partir da fala da cantora Anaadi, vencedora do Grammy Latino 2018, para uma turma do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, sobre a digitalização da arte, são realizadas reflexões acerca da importância da arte e da cultura para a formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Esteio. É diante dessa perspectiva, que o presente artigo, parte da pesquisa de Mestrado da autora, se insere, no intuito de buscar respostas para o seguinte questionamento: Momentos artísticos e culturais proporcionados aos docentes em formação continuada podem contribuir para a construção de memórias individuais e coletivas? A base teórica deste estudo será composta por Geertz (1989) e Cunha (2010), no que se refere à Cultura, Cassirer (2012) ao tratar do tempo e do espaço, Halbwachs (2003) no que concerne à Memória, Todorov (2009) e Rosa (2014) no que diz respeito à arte e à literatura, Rosa e Casagrande (2017) no que tange à formação docente, e Graeff, Constante e Caye (2020) no que se refere à relação cultura e escola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O Periódico Mouseion, Revista Eletrônica do Museu e Arquivo Histórico La Salle em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.