14ª Primavera dos museus: registrando memórias digitais da pandemia

Autores

  • Tatiana Araújo de Lima Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle (Canoas - Brasil) Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Universidade La Salle - Canoas-RS - Brasil http://orcid.org/0000-0003-4257-1672
  • Patrícia Kayser Vargas Mangan Professora vinculada à linha de pesquisa Memória e Linguagens Culturais.do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle - Canoas-RS - Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9929-8887

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i41.9234

Palavras-chave:

14ª Primavera dos Museus, museu digital, memória digital, comunicação digital, COVID-19

Resumo

A pandemia de COVID-19 trouxe diferentes atravessamentos para as áreas de gestão cultural – abrangendo artistas, produtores, instituições culturais e museais. Dos desafios refletidos acerca das demandas por isolamento e distanciamento social por parte da pandemia, surgiram diferentes práticas vinculadas ao universo digital. Utilizando a metodologia de netnografia digital, de Kozinets (2014), este artigo investiga aspectos respectivos à natureza das apropriações digitais empreendidas pelas diferentes instituições museais referentes à produção e compartilhamento das memórias da pandemia, tendo foco nas ações digitais das instituições participantes do evento 14ª Primavera dos Museus: Mundo Digital em Transformação, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em 21 a 27 de setembro de 2020.  Da programação da 14ª Primavera dos Museus foram encontradas 56 instituições participantes que fizeram referência direta à pandemia (46 à palavra pandemia e 10 à palavra COVID-19), das quais surgiram os resultados brevemente contextualizados nesse artigo. Nas discussões relacionadas às intersecções dos museus com a comunicação digital, surgem possibilidades de reflexão do papel significativo dos públicos em relação aos museus, e, principalmente, acerca do papel relacionado à participação social, à colaboração e à coocriação; abrangendo novas formas de pensar tanto dos museus quanto em relação às possíveis interações que se possa vivenciar a partir desse processo. É nos processos em transformação, que tais questões se presentificam, em uma dialética instaurada pelo próprio devir; pelos processos desencadeados em vista do imbricamento de espaços e tempos, de modos de ser e viver, cada vez mais intensificados pelos meios digitais.

Biografia do Autor

Tatiana Araújo de Lima, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle (Canoas - Brasil) Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Universidade La Salle - Canoas-RS - Brasil

Tatiana Araújo de Lima

Psicóloga e Mestre em Educação (UNISINOS), Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle (Canoas - Brasil). Áreas de interesse: ensino superior, docência e pesquisa; memória social, cultura e arte; museus e patrimônio histórico cultural; cultura e tecnologias digitais; art games; arte tecnológica e digital; ambientes imersivos digitais.

http://lattes.cnpq.br/7883953106985938

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4257-1672

Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais

Universidade La Salle – Canoas-RS - Brasil

e-mail: tatypsico@terra.com.br

 

Patrícia Kayser Vargas Mangan, Professora vinculada à linha de pesquisa Memória e Linguagens Culturais.do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle - Canoas-RS - Brasil.

Patrícia Kayser Vargas Mangan

Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Sistemas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, vinculada à linha de pesquisa Memória e Linguagens Culturais. Desenvolve pesquisas no contexto da cibercultura, investigando a influência das tecnologias computacionais e da internet nos espaços de educação, lazer e trabalho, em particular na gestão de acervos, na socialização de informações via internet, na educação e nas práticas laborais.

http://lattes.cnpq.br/4892345821929149

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9929-8887

Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais

Universidade La Salle – Canoas-RS - Brasil

e-mail: patricia.mangan@unilasalle.edu.br

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Publicado

2022-05-17

Edição

Seção

Artigos / Ensaios