Linguagens do habitar: residências Farroupilhas sob o olhar da mídia televisiva a partir de documentos históricos

Autores

  • Valesca Henzel Santini Mestranda em Comunicação e Informação da FABICO/UFRGS. Núcleo de Pesquisa Memória, Informação e Suporte – Grupo de Pesquisa Semiótica e Informação GEPESC.
  • Lizete Dias de Oliveira 2Doutora em Histoire de L'Art et Archéologie. Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), Sorbonne, França. Professora do Curso de Museologia – Departamento de Ciências da Informação – FABICO/UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.18316/p.%2032-41

Palavras-chave:

Cenário, Minissérie, Memória, Comunicação

Resumo

O trabalho analisa os cenários das minisséries O Tempo e o Vento (Rede Globo,1985) e A Casa das Sete Mulheres (Rede Globo, 2003), com o objetivo de identificar de que maneira o imaginário presente nas obras literárias sobre os modos de habitar no período da Revolução Farroupilha se traduz na produção audiovisual. Em programas televisivos de caráter histórico, o cenário apresentado torna-se, em geral, fonte de referência para a grande maioria dos telespectadores a respeito da época narrada. Torna-se, portanto, relevante refletir a respeito de como a representação de residências de épocas passadas é construída pela mídia televisiva, principalmente em programas de exibição nacional e com altos índices de audiência, procurando identificar qual a participação de documentos históricos como fontes de pesquisa para a construção dos cenários. As referências teóricas fundamentam-se em conceitos da Teoria da Interpretação, de Paul Ricoeur, bem como em noções de ambiência, de Jean Baudrillard e de cenário televisivo, de João Batista Cardoso. Faz-se uma análise comparativa entre os cenários das duas minisséries, tendo como recorte temporal o período da Revolução Farroupilha (1835-1845 Os cenários são analisados à luz das obras literárias de Érico Veríssimo e Letícia Wierchowski e comparados com documentos históricos, como plantas das residências da época, além de testamentos e inventários do período estudado.

Downloads

Edição

Seção

Artigos / Ensaios