Comunicação na documentação em museus: apropriação através das mídias sociais
DOI:
https://doi.org/10.18316/mouseion.vi43.10622Keywords:
Documentação museológica, Museu do Doce da UFPel, gestão, comunicação, ambiente virtual.Abstract
Este trabalho propõe-se a relatar as atividades de gestão de acervos no Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas(UFPel). Esta gestão é realizada pelo Laboratório de Documentação Museológica, o qual se compromete a proporcionar um ambiente de estudos e experimentações para os estudantes, principalmente, do curso de Bacharelado em Museologia. Dentro dessa proposição foi criado o projeto de ensino, Organização da Documentação Museológica do Museu do Doce da UFPel. Após o fechamento dos ambientes de trabalho coletivo devido a pandemia de covid-19, vários setores tiveram que se reinventar. Não foi diferente para as equipes de museus, e o caminho alternativo para várias instituições foi a virtualidade. Desde reuniões até as atividades de documentação, pesquisa e comunicação foram migradas para o ambiente virtual, acarretando em novos desafios e novas possibilidades de se comunicar e pesquisar. O Laboratório de Documentação Museológica, já utilizava as redes sociais através do Facebook, no isolamento foi a vez de direcionar a atenção para o Instagram. O reconhecimento das plataformas digitais como meio de comunicação de amplo alcance nos possibilitou maior contato com o público e sua multiplicidade de identidades e o fazer museológico. Em um primeiro momento foi realizada uma série de entrevistas sobre temas atrelados a museologia e a linha teórica e prática da documentação museológica. Com o tempo de isolamento aumentando vimos que esse formato não atenderia aos nossos objetivos de comunicar, portanto foi criado o projeto de extensão, Documentação Museológica como ferramenta de comunicação com a comunidade, que leva para o público das redes o resultado do trabalho da equipe de documentação museológica deste museu, de modo a popularizar esta atividade que é desenvolvida nos bastidores e que a maioria do público não tem conhecimento.Downloads
Published
2023-08-17
Issue
Section
Dossiê
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:
Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.