Memórias nas ilhas do Guaíba: identidade, afeto e partilha do patrimônio vivido em meio à pandemia
DOI:
https://doi.org/10.18316/mouseion.vi43.10623Keywords:
Museologia Social. Museus comunitários. Museu das Ilhas de Porto Alegre, RS. Comunicação museal em ambiente digital.Abstract
O programa de extensão Educação para o Patrimônio no Bairro Arquipélago, realizado em parceria entre a UFRGS e o Museu das Ilhas POA/RS, desenvolve estratégias de valorização do patrimônio ilhéu, estimulando o empoderamento de seus moradores e a aumento da visibilidade do patrimônio cultural do bairro Arquipélago pelos demais moradores de Porto Alegre. Tendo como objetivo reforçar as identidades socioterritoriais no decorrer da pandemia de covid-19, através da ação Pescando Memórias nas Ilhas do Guaíba, foi constituído um acervo digital de memórias da população, fundamentado teoricamente nos princípios da Museologia Social. Os registros visuais e sonoros recebidos geraram vídeos, compartilhados pelo Museu das Ilhas, fomentando estratégias de comunicação museal no ambiente digital. Conclui-se que a experiência de coletar narrativas pela perspectiva dos agentes envolvidos se mostrou um importante exercício para compreender os laços afetivos do grupo com seu patrimônio, considerando uma subjetividade da memória a partir de vivências que os documentos não guardam. E, pressupondo que cada memória individual é um ponto de vista sobre a memória coletiva, a ação incentivou a comunidade a se voltar para suas referências, a fim de interpretar os traços identitários que chegam ao presente.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:
Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.