Distribuição territorial das comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.18316/mouseion.vi44.11297Abstract
O artigo realiza um breve levantamento de dados, com os COREDES sobre os quilombos no Rio Grande do Sul, analisando as diversidades territoriais deles, buscando remontar a história do processo de escravização da população negra e da luta para em manter viva a cultura de matriz africana. Busca contribuir com a presença africana no processo de construção da sociedade sul-rio-grandense, e a presença dos quilombos como espaços de resistência da cultura trazida pelos africanos. A pesquisa é qualitativa, de caráter bibliográfico e utiliza dados secundários. Revelou que a comunidade quilombola esteve, a margem da sociedade e que pouco se conhece sobre esses espaços. A presença de políticas públicas voltadas para as comunidades quilombolas tem permitido ações pontuais por parte de municípios possibilitando pensar em políticas públicas que reconheçam e promovam a importância do negro do quilombo e de sua cultura.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:
Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.