Go where the audience is: Contexts and experiences of traveling museums

Authors

  • Ozias de Jesus Soares Museu da Vida/COC/FIOCRUZ, Museu da Vida/COC/FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.18316/1981-7207.16.33

Keywords:

Science, Traveling Museums, Scientific Divulging, Science popularization

Abstract

Museums emerged as privileged places towards scientific divulging and Science popularization. History shows the changes in the number and contents of these institutions, added to the constant challenges to give universal access considering the audience needs. The traveling museums and science centers highlighted in this text have developed associated to the broader social movement, anchored in a sociability based on the idea of science as progress and development.

Author Biography

Ozias de Jesus Soares, Museu da Vida/COC/FIOCRUZ, Museu da Vida/COC/FIOCRUZ

Doutor em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ). Mestre em Educação (UFF), Especialista em Formação de Educadores de Jovens e Adultos Trabalhadores (UFF); Pedagogo (UERJ). Coordenou o Centro Supletivo de Ensino Fundamental e Médio da UERJ (2001/2002); Foi professor da Faculdade de Educação/UERJ entre os anos de 2004 e 2014, atuando no Departamento de Educação Inclusiva e Continuada e, na mesma Faculdade, através do Consórcio Cederj, nas áreas de Didática e Pesquisa em Educação e Construção do Projeto Político Pedagógico; Atuou como Educador nos Museus Castro Maya, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MinC) entre os anos de 2006 e 2014; Atua no Curso de Pós-graduação Lato sensu em Educação Museal (Convênio IBRAM/FAETEC/ISERJ); Integra a equipe de Coordenação da construção da Política Nacional de Educação Museal (PNEM); membro da Rede de Educadores de Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro, desde 2006; Atualmente é Assistente de Pesquisa no Núcleo de Estudos de Público e Avaliação em Museus (NEPAM), do Museu da Vida/COC/Fiocruz. Tem experiência na área de Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos e Educação Museal. Os temas de maior interesse e atuação são: Educação não-formal (Museu e Educação, Pesquisas de Público, Avaliação em Museus, movimentos sociais e instituições); relação trabalho e educação (educação de trabalhadores jovens e adultos, políticas públicas e desigualdades sociais); didática e pesquisa em educação.

Published

2016-08-31

Issue

Section

Artigos / Ensaios