Formação do acervo artístico da universidade Federal do Espírito Santo

Autores/as

  • Aline Ramos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i41.9420

Palabras clave:

Obras de arte, acervo universitário, musealização, patrimonialização

Resumen

O presente ensaio compõe pesquisa em andamento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV). A investigação, da qual deriva, objetiva conhecer e documentar quantidade significativa de obras de arte, que hoje se encontram sem incorporação ao sistema de patrimônio da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mas que se mantêm sob a salvaguarda da instituição. Neste sentido, este arrazoado é concebido a fim de discorrer sobre a formação de coleções e acervos artísticos, a partir da discussão suscitada por autores como Bruno Brulon, Daniel Miller, José Reginaldo Santos Gonçalves, Kryzstof Pomian, Serge Chaumier, Susan Pearce, Susan Stewart e Diana Farjalla Coreia Lima, esta última com suas abordagens subsidiadas em Pierre Bourdieu. Por meio do diálogo com as fontes citadas, vislumbra-se a elaboração de um texto que busca analisar criticamente e alinhar com os pensadores a constituição do Acervo Artístico da UFES. Assim, primeiro são trazidos apontamentos sobre a criação da Universidade e do panorama das artes no Espírito Santo, pois estão diretamente imbricados, sendo mobilizadas entrevistas com antigos professores e as autoras Almerinda Lopes e Magna Rosa, pesquisadoras do campo na realidade capixaba. Na sequência, explana-se sobre o desenvolvimento do Acervo Artístico da Universidade, com a proposição de hipóteses em diálogo aos pesquisadores elencados, sobretudo quanto aos processos de Musealização e Patrimonialização, além de Adriana Almeida, Ana Panisset e Letícia Julião, referências quanto ao estudo de acervos, coleções e museus de arte universitários no Brasil.

Publicado

2022-05-17

Número

Sección

Artigos / Ensaios