RASTROS MEMORIAIS DA DIÁSPORA AFRO-ATLÂNTICA NO CONTO “DAS ÁGUAS” DE CRISTIANE SOBRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.vi44.10904

Resumo

Este estudo apresenta os rastros memoriais da diáspora afro-atlântica presentes no conto “Das águas”, da antologia de contos e crônicas Olhos de Azeviche (2017, Editora Malê), da escritora Cristiane Sobral. O objetivo principal é analisar como os rastros da memória afro-atlântica aparecem através dos elementos da ancestralidade afro-diaspórica manifestada pela religiosidade afro-brasileira. Como orientação metodológica utilizou-se a pesquisa qualitativa por meio da abordagem de análise textual discursiva. A discussão teórica é inspirada nas ideias de pesquisadores como Édouard Glissant,  Mogobe Ramose, Renato Noguera, Beatriz Nascimento, Leda Martins e Maria Antonieta Antonacci, numa perspectiva epistemológica pluriversal. Os resultados das discussões indicam que no decorrer do conto, podemos identificar os rastros memoriais ancestrais presentes nos elementos linguísticos, culturais e da religiosidade dos povos iorubás e bantu que compõem grande parcela da matriz cultural do Brasil. Evidencia-se também que existe nessas tradições afro-diásporicas uma oralitura, ou seja, a hibridização que entrelaça as histórias orais com as histórias escritas através da simbologia ancestral africana presentes no corpo negro como espaço da memória.


Biografia do Autor

Lúcia Regina Lucas da Rosa, Universidade La Salle

Doutora (2012) e Mestre (1996) em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, área de Literatura Brasileira, Especialização em Reconstruindo o ensino de língua e literatura pelo Centro Universitário La Salle (1998) e graduação (1988) em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC-RS. Atualmente, coordenadora do curso de Letras na Universidade La Salle - Unilasalle, Canoas-RS, professora adjunta no curso de Letras; professora e pesquisadora no PPG Memória Social e Bens Culturais na Unilasalle.

Wagner dos Santos Chagas, RME/Esteio

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio do Sinos/UNISINOS (2017), Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/ UNISINOS (2010), Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Luterana do Brasil /ULBRA (2005) e Graduado em História pela Universidade Luterana do Brasil /ULBRA (2003). Realizou Pós-doutorado em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La Salle/UNILASALLE (2020 e 2022). É Professor de História da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS. 

E-mail. wagner.chagas@unilasalle.edu.br

Downloads

Publicado

30-07-2024

Edição

Seção

Artigos / Ensaios