ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE ESTIRPES DE RIZÓBIO NA ESPÉCIE Pterogyne nitens Tull
DOI:
https://doi.org/10.18316/1474Palavras-chave:
fixação biológica de nitrogênio, madeira nova, bactérias diazotróficasResumo
A leguminosa Pterogyne nitens Tull. (Madeira nova) pertencente à subfamília Caesalpinoideae é uma espécie de ampla distribuição, rusticidade e rapidez de crescimento, sendo estas características interessantes para sua utilização em recuperação de áreas degradadas. Quando em simbiose com rizóbios estas leguminosas são mais tolerantes a condições adversas. Com isso o objetivo do trabalho é isolar e caracterizar estirpes de rizóbio na espécie Pterogyne nitens Tull. Para isso foram coletadas amostras de solo em um plantio de Madeira nova, colocados em 25 recipientes de 500 mL e em cada um duas sementes de Madeira Nova que passaram por escarificação mecânica. Após 120 dias as raízes foram analisadas em relação à presença de nódulos e ao crescimento de rizóbios em meio de cultura 79, a partir do extrato das raízes. Além disso, foram cultivadas em meio de cultura as bactérias BR 3630, BR 6205, BR 6212 e BR 4406, adquiridas da Embrapa Agrobiologia, Seropédica – RJ, para fins de comparação. Não houve presença de nódulos nas raízes, mas a partir de seu extrato foi possível obter um isolado, com características semelhantes da estirpe Mesorhizobium elkanii (BR 3630) da Embrapa Agrobiologia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.