ALTERAÇÕES NA FRAGMENTAÇÃO FLORESTAL DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA EM UM PERÍODO DE 19 ANOS: POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES ECOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.18316/1981-8858.15.4Palavras-chave:
Ecologia de Paisagem, Métricas de Paisagem, Rio Forqueta, RS.Resumo
Paisagens fragmentadas funcionam como ilhas de vegetação florestal e sofrem alterações nas suas características ecológicas originais. O trabalho analisa as alterações nas áreas florestadas da Bacia Hidrográfica do rio Forqueta, RS, nos anos de 1989 e 2008. A metodologia está baseada na elaboração de mapas de uso e cobertura do solo para as áreas florestadas e análise de métricas da paisagem, nos dois anos. Os resultados mostraram a regeneração da floresta em 79,9% entre 1989 e 2008. Nesse processo de incremento florestal, ocorreu a diminuição do número de fragmentos florestais em 31,1% e um aumento de 120% nas áreas centrais dos fragmentos. Os fragmentos que contribuíram significativamente para esse aumento foram os que possuem área com menos de 1 ha e de 1 a 10 ha. Ocorreu redução na distância média entre os fragmentos, porém a distância ainda é alta (> 100 m) para o fluxo de determinadas espécies. O percentual da área total da paisagem composta pelo maior fragmento apresentou um aumento de 1326%. A reorganização das áreas florestadas na bacia está ocorrendo a partir de pequenos fragmentos, provavelmente devido à regeneração de áreas de lavoura ou de pastagem. Essas alterações podem favorecer espécies de interior de mata e o surgimento de corredores que aumentam a permeabilidade da matriz e favorecem o fluxo gênico entre as espécies.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.