DINÂMICA EVOLUTIVA DA LINHA DE COSTA NA PRAIA DE CANDEIAS – PE: PROCESSOS GERADORES DE SUSTENTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v11i2.2647Palavras-chave:
Balanço Sedimentar, Erosão Costeira, Impactos.Resumo
A preocupação em planejar sustentavelmente a ocupação e uso do solo costeiro é relativamente recente em Pernambuco e fundamentou-se em avaliações mundiais, que constataram ser esta uma zona intensamente vulnerável às intervenções antrópicas. A evolução da linha de costa representa um grave problema que afeta quase todo o litoral do estado de Pernambuco, o que vem tornando complexo prever sua proteção. O artigo tem como objetivo caracterizar a dinâmica e evolução da Praia de Candeias de modo a propor opções de mitigação aos focos de degradação ambiental na área. Apresentam-se as considerações sumárias às causas (ações) e aos efeitos (impactos) que sobre determinados fatores (físicos, bióticos, perceptuais e socioeconômicos) produziram-se na área costeira investigada, assim como sua identificação e evolução, utilizando as ideias de Gomez (1994) e Leopold (1994), com a metodologia Matriz de avaliação dos impactos modificada por Oliveira (1998). Conclui-se que o conjunto de ações propostas, se implementadas, pretende que o litoral do município de Jaboatão dos Guararapes, possa recuperar parte de sua primitiva natureza, considerando as análises de pesquisas obtidas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.