DINÂMICA EVOLUTIVA DA LINHA DE COSTA NA PRAIA DE CANDEIAS – PE: PROCESSOS GERADORES DE SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Karina Karla Alves Carvalho Mestre em Tecnologia Ambiental / ITEP
  • Niédja Maria Galvão Araújo e Oliveira Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco - ITEP
  • João Allyson Ribeiro de Carvalho Professor Dr. do Programa de Mestrado em Tecnologia Ambiental da Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco/ITEP e Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco/UPE.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v11i2.2647

Palavras-chave:

Balanço Sedimentar, Erosão Costeira, Impactos.

Resumo

A preocupação em planejar sustentavelmente a ocupação e uso do solo costeiro é relativamente recente em Pernambuco e fundamentou-se em avaliações mundiais, que constataram ser esta uma zona intensamente vulnerável às intervenções antrópicas. A evolução da linha de costa representa um grave problema que afeta quase todo o litoral do estado de Pernambuco, o que vem tornando complexo prever sua proteção. O artigo tem como objetivo caracterizar a dinâmica e evolução da Praia de Candeias de modo a propor opções de mitigação aos focos de degradação ambiental na área. Apresentam-se as considerações sumárias às causas (ações) e aos efeitos (impactos) que sobre determinados fatores (físicos, bióticos, perceptuais e socioeconômicos) produziram-se na área costeira investigada, assim como sua identificação e evolução, utilizando as ideias de Gomez (1994) e Leopold (1994), com a metodologia Matriz de avaliação dos impactos modificada por Oliveira (1998). Conclui-se que o conjunto de ações propostas, se implementadas, pretende que o litoral do município de Jaboatão dos Guararapes, possa recuperar parte de sua primitiva natureza, considerando as análises de pesquisas obtidas.

Biografia do Autor

Karina Karla Alves Carvalho, Mestre em Tecnologia Ambiental / ITEP

Aluna egressa do Programa de Mestrado em Tecnologia Ambiental do ITEP

Niédja Maria Galvão Araújo e Oliveira, Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco - ITEP

Professora Dra. do Programa de Mestrado em Tecnologia Ambiental da Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco.

João Allyson Ribeiro de Carvalho, Professor Dr. do Programa de Mestrado em Tecnologia Ambiental da Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco/ITEP e Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco/UPE.

Licenciado em geografia. Mestre e Doutor em Geociências - UFPE

Downloads

Publicado

2017-07-31

Edição

Seção

Artigos