AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO VOLÁTIL E EXTRATOS ETANÓLICOS DE FOLHAS E RAMOS DE ILEX PARAGUARIENSIS A. ST.-HIL. (ERVA-MATE)
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v11i3.3422Palavras-chave:
Atividade Antimicrobiana, Ilex paraguariensis, Óleo Volátil e Extratos.Resumo
Dentre as inúmeras espécies da flora nativa brasileira, encontra-se a Ilex paraguariensis, conhecida popularmente como erva-mate. Estudos atribuem diversas atividades biológicas para essa espécie. O trabalho teve por objetivo avaliar a atividade antifúngica e antibacteriana do óleo volátil, extrato das folhas e dos ramos da I. paraguariensis. O material vegetal foi coletado na URI (28°16’41.4”S 54°16’13.0”W) em Santo Ângelo – RS/Brasil, sendo moído e filtrado e o óleo volátil obtido por hidrodestilação. A atividade antimicrobiana foi avaliada empregando a técnica de difusão em meio sólido Brain heart infusion (BHI). As bactérias utilizadas foram Corynebacterium fimi, Listeria monocytogenes, Bacillus cereus, Staphylococcus aureus, Salmonella enteritidis e Escherichia coli. Para a atividade antifúngica, foi empregado o método de difusão em meio sólido ágar Patato dextrose (PDA), e os fungos utilizados foram Aspergillus phoenicis isolado, Aspergillus niger, Fusarium sp. e Fusarium sp. isolado clínico. As alíquotas empregadas foram as mesmas, tanto para as bactérias quanto para os fungos, de 25 e 50 µL nas concentrações de 50 e 100 mg/mL do óleo e extratos. Os resultados obtidos, quando comparados aos resultados de inibição do antifúngico comercial Fox®, usados como padrão comparativo, comprovaram a acentuada atividade antimicrobiana apresentada pelo óleo de I. paraguariensis. Entre os diferentes extratos testados, o de folhas apresentou melhor resultado para atividade antimicrobiana, com a concentração de 100 mg/mL do óleo. O óleo volátil de I. paraguariensis, por apresentar halos de inibição superiores a 10 mm, indica uma boa atividade antimicrobiana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.