ESTUDO DA COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM SANTA CRUZ DO SUL, BRASIL

Autores

  • Adan William da Silva Trentin Universidade de Passo Fundo
  • Adéli Beatriz Braun Universidade de Passo Fundo
  • Adriane Lawisch Rodríguez Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Diosnel Antônio Rodríguez Lopes Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v13i1.3636

Palavras-chave:

Características Físicas, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Gravimetria, Resíduo Sólido Urbano.

Resumo

A implementação de estratégias de gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos (RSU) parte da etapa de estudo das características dos resíduos. O conhecimento dessas características permite a identificação das melhores ações, seja visando a redução da geração dos resíduos ou para coleta destes, além da viabilização da implantação de tecnologias para o tratamento e para a disposição dessas matérias. O presente trabalho objetiva a obtenção de informações relativas à composição gravimétrica dos RSU gerados no município de Santa Cruz do Sul, município brasileiro de médio porte, buscando apresentar subsídios para a tomada de decisões no que diz respeito ao gerenciamento dos RSU. Para tal, foi realizada a caracterização dos RSU gerados no município. As amostras de resíduos coletadas foram encaminhadas para separação de seus componentes por meio da técnica de quarteamento, segundo a ABNT nº. 10.007/2004. Observou-se que os materiais passíveis de reciclagem representam 28,44%, a fração orgânica corresponde a 41,65%, e os rejeitos somam 29,91% da massa de resíduos sólidos gerados e coletados. A realização do estudo permitiu constatar o alto potencial de aproveitamento dos RSU gerados, bem como a importância da adoção de políticas públicas que visem à separação dos resíduos na fonte, implementação de coleta seletiva e triagem dos resíduos passíveis de reciclagem, além do aproveitamento dos resíduos compostáveis.

Biografia do Autor

Adan William da Silva Trentin, Universidade de Passo Fundo

Graduado em Engenharia Ambiental, Mestra em Tecnologia Ambiental e Duotorando em Engenharia junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo.

Adéli Beatriz Braun, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Engenharia Ambiental, Mestranda em Engenharia junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo.

Adriane Lawisch Rodríguez, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduada em Engenharia Química, Mestre em Engenharia e Doutora em Engenharia. Atualmente é coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da UNISC; Professora do Departamento de Engenharias, Arquitetura e Ciências Agrárias e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado.

Diosnel Antônio Rodríguez Lopes, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduado em Engenharia de Minas, Mestre em Engenharia, Doutor em Engenharia. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Controle da Poluição, atuando principalmente nos seguintes temas: Tratamento de Resíduos Sólidos e Efluentes, Análise de Ciclo de Vida e Recuperação de Áreas Contaminadas. 

Downloads

Publicado

2019-04-30

Edição

Seção

Artigos