ESTUDO DA COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM SANTA CRUZ DO SUL, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v13i1.3636Palavras-chave:
Características Físicas, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Gravimetria, Resíduo Sólido Urbano.Resumo
A implementação de estratégias de gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos (RSU) parte da etapa de estudo das características dos resíduos. O conhecimento dessas características permite a identificação das melhores ações, seja visando a redução da geração dos resíduos ou para coleta destes, além da viabilização da implantação de tecnologias para o tratamento e para a disposição dessas matérias. O presente trabalho objetiva a obtenção de informações relativas à composição gravimétrica dos RSU gerados no município de Santa Cruz do Sul, município brasileiro de médio porte, buscando apresentar subsídios para a tomada de decisões no que diz respeito ao gerenciamento dos RSU. Para tal, foi realizada a caracterização dos RSU gerados no município. As amostras de resíduos coletadas foram encaminhadas para separação de seus componentes por meio da técnica de quarteamento, segundo a ABNT nº. 10.007/2004. Observou-se que os materiais passíveis de reciclagem representam 28,44%, a fração orgânica corresponde a 41,65%, e os rejeitos somam 29,91% da massa de resíduos sólidos gerados e coletados. A realização do estudo permitiu constatar o alto potencial de aproveitamento dos RSU gerados, bem como a importância da adoção de políticas públicas que visem à separação dos resíduos na fonte, implementação de coleta seletiva e triagem dos resíduos passíveis de reciclagem, além do aproveitamento dos resíduos compostáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.