COMÉRCIO DE Hovenia dulcis THUNB. (UVA-DO-JAPÃO), UMA ESPÉCIE EXÓTICA INVASORA NO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v12i1.3927Palavras-chave:
Espécie Exótica Invasora, Hovenia dulcis, Comércio, Sul do Brasil.Resumo
As espécies exóticas invasoras (EEI’s) têm sido amplamente estudadas devido aos impactos negativos ocasionadas gerando custos ecológicos, econômicos e para a saúde humana. Algumas destas espécies chamam a atenção pelo seu potencial de invasão, como por exemplo, Hovenia dulcis Thunb. (Rhamnaceae), conhecida popularmente como uva-do-japão. No Brasil, o maior número de registros para a espécie está na Região Sul (estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). A elevada ocorrência da espécie nesta região pode estar associada ao interesse da população no seu cultivo, facilitado pela aquisição de mudas em estabelecimentos especializados. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar o potencial comércio da espécie em estabelecimentos especializados (viveiros e floriculturas) na Região Sul do Brasil. No total, foram investigados 303 estabelecimentos (205 viveiros e 98 floriculturas), sendo constatado comércio em 168 estabelecimentos (100 viveiros e 68 floriculturas). Dos 135 estabelecimentos restantes, 85 declararam não comercializar a espécie e 49 não deram retorno do contato inicial. Diferentes valores de mercado foram constatados e alguns usos conhecidos foram identificados nos estabelecimentos investigados. O presente trabalho evidenciou um considerável comércio da espécie na Região Sul do Brasil. O uso de H. dulcis pelas populações locais é, provavelmente, a principal via de introdução/dispersão da espécie nesta região. A existência de listas estaduais de EEI’s não têm sido impeditivos para a ocorrência do comércio da espécie. Especialmente onde tal comércio é ilegal (estados do Paraná e Rio Grande do Sul).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.