GESTÃO DE RESÍDUOS AGRÍCOLAS COMO FORMA DE REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v14i2.5593Palavras-chave:
Açaí, Aproveitamento de Resíduos, Cana-de-Açúcar, Laranja, Mandioca.Resumo
Os resíduos gerados no sistema de produção agrícola causam impactos imensuráveis ao meio ambiente. O cultivo e o processamento de culturas como cana-de-açúcar, laranja, açaí e mandioca, geram resíduos como o bagaço da cana-de-açúcar e da laranja, o caroço do açaí e a manipueira da mandioca, os quais podem alterar todo o ecossistema se não submetidos ao tratamento adequado de resíduos. Além de criar potenciais problemas ambientais, representam perdas de matéria-prima e energia, mas também podem proporcionar ganhos em outras atividades se corretamente tratados e/ou descartados. A gestão dos resíduos potencializa o processo de tratamento e a disposição final dos resíduos agrícolas de forma a reduzir os impactos ambientais causados por seus descartes inadequados. Desta forma, este trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica a respeito de resíduos provenientes de atividades agrícolas, bem como mostrar alternativas já existentes, de tratamento e aproveitamento destes resíduos, como forma de reduzir o impacto ambiental destes ao meio ambiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.