LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DAS SAMAMBAIAS E LICÓFITAS DO PARQUE MUNICIPAL RUDOLFO ARNO GOLDHART, PANAMBI, RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Gustavo Pedroso de Moraes Instituto Federal Farroupilha
  • Carlos Rodrigo Lehn Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v13i3.5892

Palavras-chave:

Floresta Estacional Semidecidual, Polypodiaceae, Pteridaceae, Pteridófitas, Parque Urbano.

Resumo

Foi realizado um inventário florístico acerca das samambaias e licófitas ocorrentes no Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt (PMRAG), localizado na zona urbana do município de Panambi, RS, Brasil. Entre março de 2017 e março de 2018, foram realizadas coletas mensais para registro das espécies e análise da forma de vida e forma de crescimento, juntamente com o substrato de ocorrência. Foram registradas 32 espécies, distribuídas em 20 gêneros e dez famílias, sendo Selaginella muscosa Spring a única representante entre as licófitas. Polypodiaceae (9 spp.), Pteridaceae (7 spp.) juntamente com os gêneros Campyloneurum (3 spp.) e Blechnum (3 spp) apresentaram as maiores riquezas. Caracteristicamente, predominam na área de estudo as espécies hemicriptófitas, com crescimento rosulado e que preferencialmente ocorrem no substrato terrícola. O PMRAG reúne cerca de 30% do total de espécies de samambaias e licófitas associadas aos ambientes florestais da região, o que reforça o papel dos parques urbanos para a manutenção da biodiversidade destes grupos.

Biografia do Autor

Gustavo Pedroso de Moraes, Instituto Federal Farroupilha

Acadêmico do curso superior de Liceciatura em Ciências Biológicas e bolsista CNPq.

Carlos Rodrigo Lehn, Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi

Docente no curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas e Dr. em Ecologia Vegetal pela Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Artigos