OCORRÊNCIA DE OCOS EM FUSTES DE INTERESSE COMERCIAL PROVENIENTES DE PLANOS DE MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL EM MADEIREIRAS DE RIO BRANCO, AC

Autores

  • Francisco Cildomar Silva Correia Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, Universidade Federal do Acre - UFAC.
  • Rui Carlos Peruquetti Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, Universidade Federal do Acre - UFAC.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v14i1.5985

Palavras-chave:

Amazônia, Exploração de Madeira, Fustes Ocos, Volume.

Resumo

O objetivo deste estudo foi observar a ocorrência de oco em fustes, de interesse comercial, proveniente de áreas de Planos de Manejo Florestal Sustentável – PMFS, em madeireiras de Rio Branco/Acre. Também verificar se as ocorrências desses fustes poderiam afetar o rendimento volumétrico de madeira, recebida pelas empresas estudadas. Além disso, procurou-se conhecer a que espécies botânicas pertenciam. O levantamento foi realizado em duas madeireiras, localizadas no Distrito Industrial, em Rio Branco/Acre. Ao todo, 2.544 fustes ocos foram observados. Os diâmetros dos fustes ocos variaram de 0,55m a 1,85m, enquanto o seu comprimento, de 2,5m a 8,6m. O volume das cavidades somou 366,5m3, na madeireira A e 547,5m3 na madeireira B. 7,61% da madeira recebida pelas duas empresas era representada por ocos, e pode ter causado prejuízo de US$58 por m3 a cada madeireira. Isso reforça a importância da exploração sustentável da floresta para manutenção da lucratividade das empresas madeireiras e a viabilidade dos PMFS. Além disso, constatou-se que Fabaceae apresentou maior número de espécies com presença de ocos, indicando que, possivelmente, trata-se de uma característica das espécies agrupadas nessa família.

Biografia do Autor

Francisco Cildomar Silva Correia, Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, Universidade Federal do Acre - UFAC.

Graduação em Ciências Biológicas, Mestre em Ciência Animal e Doutorando em Ciência animal pelo programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental - PPGESPA. Tem experiência nas áres de Biologia Geral com ênfase em Entomopalinologia.

Rui Carlos Peruquetti, Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, Universidade Federal do Acre - UFAC.

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Zoologia, Entomologia e Genética de populações.

Downloads

Publicado

2020-04-14

Edição

Seção

Artigos