EFICÁCIA DE EXTRATOS VEGETAIS NO CONTROLE DE Amblyomma cajennense (FABRICIUS, 1787) - ACARI: IXODIDAE
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v15i3.7380Palavras-chave:
Cone Sul de Rondônia, Cajueiro, Noni, Tapa-buraco.Resumo
O carrapato Amblyomma cajennense é responsável por grandes perdas econômicas na pecuária bovina, principalmente nas raças de origem européia, predominantes no Sul do Brasil. Seu controle nas regiões tropicais representa um desafio devido à rápida proliferação e a resistência dos parasitas aos produtos convencionais, estimulando a busca por alternativas menos tóxicas de controle. Esse estudo teve como objetivo verificar a utilização de extratos de plantas como alternativas para carrapaticidas sintéticos. A metodologia utilizada foi realização de destilação simples dos materiais vegetais. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com cinco repetições, sendo os tratamentos constituídos pelos grupos controle negativo, água destilada e positivo, além da solução de extratos de A. occidentale, P. aduncum e M. citrifolia. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade do erro. Cada unidade experimental foi constituída de cinco indivíduos de A. cajennense. Para avaliar o efeito dos extratos brutos dos vegetais, foram utilizados todos os indivíduos vivos de A. cajennense coletados e classificados taxonomicamente. Os resultados encontrados mostraram que, os tratamentos mais eficientes foram: Anacardium occidentale L. e Piper aduncum L. que apresentaram eficiência de 80% e 90%, respectivamente. Porém, a eficiência mais baixa foi do Morinda citrifolia L. (20%). Os testes indicaram que Piper aduncum e Anacardium occidentale L. podem, portanto, reduzir a quantidade de carrapatos em um sistema de produção orgânica.Downloads
Publicado
2021-12-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.