SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS DIRECIONANDO POLÍTICAS PÚBLICAS E AÇÕES CONSERVACIONISTAS NA REGIÃO DE PARANAPIACABA E PARQUE ANDREENSE, SANTO ANDRÉ (SP)
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v16i2.8424Palavras-chave:
Serviços Ecossistêmicos, Conservação Ambiental, Políticas Públicas Ambientais, Valoração Ambiental.Resumo
A preservação das florestas associa-se à saúde ambiental, sustentabilidade e conservação dos Serviços Ecossistêmicos (SEs). O estudo verificou como os SEs são contemplados na elaboração de políticas públicas na região de Paranapiacaba e Parque Andreense, Santo André/SP. Os dados foram tratados por meio de Análise Documental Descritiva, com síntese do material pesquisado e coletado, principalmente referente à gestão andreense, relativo ao período entre 1989-2019. A argumentação foi construída a partir de fundamentos e diretrizes socioambientais, ações conservacionistas e princípios jurídicos-ambientais. Observou-se que projetos e ações foram implementados nas áreas de Educação Ambiental e reflorestamento, Fiscalização Ambiental, Gestão da Unidade de Conservação e Licenciamento Ambiental e associados à gestão ambiental rotineira, permitiram a proteção dos SEs, aliados ao controle demográfico e melhorias às comunidades locais, por meio de espaços participativos. Foram apontadas algumas ações que podem ser tomadas e ampliadas pelos gestores públicos, para a efetividade da conservação ambiental, como fomentar o desenvolvimento sustentável, a fim de promover a economia da população proteção da floresta, por meio de produtos que expressem a identidade da região, como o fruto do cambuci. Há ainda a necessidade de maior articulação das políticas regionais de proteção, por meio do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e aplicação na íntegra do plano de manejo do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba. Sugere-se um estudo de Valoração Econômica-Ambiental dos SEs regionais para tomadas de decisões mais assertivas do poder público.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.