ALTERNATIVA DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DE FORNOS DE QUEIMA: UMA ANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.18316/853Palavras-chave:
Resíduos Sólidos, tratamento de resíduos sólidos, fornos de queima de resíduos sólidos, aproveitamento energéticoResumo
Atualmente, presencia-se uma nova alternativa para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos, constituída por uma tecnologia que promove a redução do volume do resíduo sólido aliada à geração de energia. Essa tecnologia denomina-se fornos de queima de resíduos, que teve sua maior expansão na Europa e Estados Unidos, sendo, nos dias atuais, introduzida no Brasil, ainda de maneira tímida, não possuindo grandes plantas em operação. Logo, a partir de levantamento bibliográfico e da identificação das usinas em operação, a proposta foi realizar um estudo das aplicações da tecnologia de queima de resíduos sólidos para geração de energia no Brasil. Paralelamente, realizou-se uma breve comparação entre essa tecnologia e a disposição final de resíduos sólidos em aterros sanitários, sendo possível constatar que, embora não tendo grandes unidades em operação, o Brasil possui um potencial energético para esse tipo de tratamento, colocando-o em destaque diante de países da Europa, na qual a utilização de fornos de queima para promover o tratamento dos resíduos sólidos urbanos já é uma realidade evidente e onde se encontram localizadas 60% das usinas de aproveitamento energético existentes no mundo. Todavia, o potencial do Brasil é observado no quantitativo de resíduos, com o montante de 53 milhões de toneladas por ano, destacando-se ainda que o potencial calorífico de um dos constituintes do lixo doméstico, o plástico, cerca de 46.000 kJ de energia recuperável por quilo, aproximadamente três vezes a energia contida no carvão de média qualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.