CHAVE DIDÁTICA DE IDENTIFICAÇÃO DA AVIFAUNA DO CAMPUS UNILASALLE - CANOAS: FERRAMENTA PARA O ENSINO E CONHECIMENTO DA BIODIVERSIDADE LOCAL.

Authors

  • Marcelo Fischer Barcellos dos Santos Unisinos, Curso de Mestrado em Biologia. Laboratório de Ornitologia e Animais Marinhos.
  • Cristiana Vargas Cademartori Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas RS.

DOI:

https://doi.org/10.18316/127

Abstract

As aves desempenham papéis fundamentais na manutenção dos ecossistemas, exercendo as mais variadas funções ecológicas, desde o controle das populações de outras espécies à dispersão e polinização de espécies vegetais. As aves são um dos grupos de vertebrados que mais sofrem com a descaracterização e fragmentação de habitats causadas pela ação antrópica, que levam um grande número de espécies à extinção local, regional ou até mesmo global. Apresenta-se uma chave didática de identificação para as espécies de aves encontradas no Campus Unilasalle, Canoas, Rio Grande do Sul, com o propósito de estimular o interesse de alunos e da comunidade em geral quanto à temática da conservação da biodiversidade, principalmente no que concerne à avifauna. A chave de identificação proposta foi testada em seis voluntários, sendo que 90,7% das identificações realizadas foram bem sucedidas.

Palavras-chave: chave didática de identificação; avifauna urbana; Campus Unilasalle – Canoas; Rio Grande do Sul

ABSTRACT

Didactic identification key of avifauna of Campus Unilasalle - Canoas: tool for education and local knowledge of biodiversity. Birds play meaningful roles in maintaining ecosystems, being responsible for a wide variety of ecological functions, including the control of populations of other species, pollination and dispersal of plant species. Birds are one of the groups of vertebrates more affected by changes and habitat fragmentation caused by human action, leading a large number of species to local, regional or even global extinction. We present a didactic identification key for the species of birds found in the Campus Unilasalle, city of Canoas, state of Rio Grande do Sul, with the aim of stimulating the interest of students and the community in general for the issue of biodiversity conservation, particularly regarding the avifauna. The didactic identification key proposed was tested in six volunteers and 90.7% of the identifications were successful.

Keywords: didactic identification key, urban avifauna, Campus Unilasalle – Canoas,state of Rio Grande do Sul.

Issue

Section

Artigos