CARACTERIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DA LAGOA DE CIMA – CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ, ATRAVÉS DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS, MICROBIOLÓGICOS E ANÁLISE ESTATÍSTICA MULTIVARIADA
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v15i3.6488Abstract
O uso excessivo da água em atividades antrópicas consiste em uma ameaça a sua quantidade e qualidade, tornando-se fundamental o monitoramento constante de parâmetros físico-químicos e microbiológicos para determinar o grau de interferência dessas atividades em um corpo hídrico. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo caracterizar parâmetros de qualidade de água da Lagoa de Cima, localizada em Campos dos Goytacazes/RJ, por meio de parâmetros físico-químicos e microbiológicos. As amostras foram coletadas no mês de abril/2019, em seis pontos distribuídos na lagoa e foram analisados vinte e quatro parâmetros de qualidade de água. Os resultados foram submetidos à análise multivariada de dados, especificamente a Análise de Componentes Principais (PCA). Os valores de pH apresentaram variação de 6,85 ± 0,01 a 7,06 ± 0,01, mantendo-se bem próximo da neutralidade. Dos íons analisados, os que predominam na Lagoa de Cima são o sódio, o cálcio e o cloreto. Quanto às análises microbiológicas, foi possível observar que o Ponto 1 (P1) foi o que apresentou os maiores valores de coliformes totais, termotolerantes e Escherichia coli. Os resultados obtidos mostraram que os parâmetros analisados se encontram dentro dos limites estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 357/05, para água doce classe 2. As análises de PCA demonstraram que o P1 foi o que apresentou características mais distintas dos demais. Resultados como esses corroboram a importância do monitoramento da qualidade da água da Lagoa de Cima, visando sua conservação e seu uso sustentável.
Palavras-chave: Recursos hídricos. Gestão ambiental. Indicadores. PCA.Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
- Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The RCA Journal - REVISTA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS in: http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca was licensed with a Creative Commons License Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.