The environmental education as a form of combating environmental crimes in South of Minas Gerais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v14i3.7138

Keywords:

Social Participation, Environmental Legislation, Educational Workshops, Sustainability.

Abstract

The South of Minas Gerais is a very rich natural resources and endemic species region, however, many environmental infractions are practiced. This article aims to identify the main environmental crimes committed in south of Minas Gerais state and discuss the possible Environmental Education actions applicable to prevent and mitigate them. Through Bardin’s content analysis method (1977), the Social Defense Event Records provided by Military Environmental Police were used. 757 environmental crimes were identified in this region in 2019. The occurrences were classified into five categories: fauna, flora, water resources, polluting activities and others. The survey made it possible to conclude that the number of crimes committed is related to urban growth and multiple land uses. As a way to prevent and mitigate these impacts, proven educational actions are necessary for the acquisition of new values, attitudes and strengthening of awareness, avoiding recurrences.

Author Biographies

Ligia de Almeida Gilioli Fraga, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Licenciatura em ciências biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (2015), Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Itajubá - Minas Gerais (2019). Atualmente, é doutoranda em Ciências Ambientais (Universidade Federal de Alfenas), pós-graduanda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, compõe o Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas Socioambientais - GPEPSA, membro da Sala Verde LEAS - Laboratório de Educação Ambiental e Sustentabilidade vinculado a Universidade Federal de Itajubá e compõe também o grupo "Pé de água" de pesquisa e extensão em Educação Ambiental da Universidade Federal de Alfenas.

Janine Ameku Neves, Universidade Federal de Alfenas

Licenciada em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP - Campus de Presidente Prudente) (2010), mestre em Ciências em Engenharia de Energia pela Universidade Federal de Itajubá (2015), na área de concentração Energia, Sociedade e Meio Ambiente. Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal Sul de Minas - Campus Muzambinho (2017), especialista em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade (TFPS/UNIFEI) e atualmente é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Tem interesse na área de Educação, Meio Ambiente e Sociedade, especialmente nos potenciais Serviços Ambientais prestados pelas Agroflorestas.

Vivian Ariane de Oliveira Costa, Universidade Federal de Alfenas

Doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Alfenas, na linha de pesquisa em Tecnologias Ambientais Aplicadas e membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Pé de Água. Possui mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade, no qual foi pesquisadora junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Interdisciplinar (GEPEI) da Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI. Possui graduação em Ciências Biológicas - licenciatura pela Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG, onde atuou como bolsista de iniciação à docência do programa PIBID/CAPES, subprojeto Biologia. Apresenta interesse nos seguintes temas: Desenvolvimento, Educação e Justiça ambiental. 

Naiara Diniz Garcia, Universidade Federal de Alfenas

Graduada em Direito pela Universidade José do Rosário Vellano, campi Alfenas/MG. Advogada nas áreas de Direito Público e Direito Privado. Especializações nas áreas de Ciências Penais e Civil e Processo civil. Mestra em Constitucionalismo e Democracia pela Faculdade de Direito do Sul do Minas. Foi docente na PUC MINAS/Arcos. Foi conciliadora voluntária do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Atuou como supervisora de estágio no Núcleo de Prática Jurídica e Judiciária da Universidade José do Rosário Vellano em Alfenas/MG. Doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Alfenas- UNIFAL.

Cláudio André dos Passos, Universidade Federal de Alfenas

Engenheiro Agrônomo e Técnico em Agropecuária pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Mestre em Ciência e Engenharia Ambiental, na linha de pesquisa em Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL. Dissertação Interação entre os regimes pluvial, hidrológico e hidrossedimentológico na Bacia do Córrego do Gigante Poços de Caldas - MG. Doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL. Linha de pesquisa: Tecnologias Ambientais Aplicadas. (Solos). Engenheiro Agrônomo (Sócio-administrador) na empresa VERDEPLAN Planejamento Agropecuário, Consultoria e Meio Ambiente.

Luciana Botezelli, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); mestrado em Ciências Florestais (Manejo Ambiental); especialização em Ecoturismo e Planejamento de Atividades em Áreas Naturais; doutorado em Engenharia Florestal (Manejo Ambiental) também pela UFLA. Tem experiência em magistério no ensino médio, pré-vestibular e superior; participações em projetos e, também, consultorias. Como funcionária pública, atuou junto à Diretoria de Monitoramento e Fiscalização Ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), no Programa Pro-Acesso e no quadro permanente da Universidade Federal de Itajubá, MG, como professora e coordenadora do curso de Engenharia Ambiental. Atualmente é docente da Universidade Federal de Alfenas, câmpus Poços de Caldas. Orientou no curso de Especialização em Design Instrucional para EaD Virtual: tecnologias e no Curso de Especialização em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CEMARH); co-orienta no programa de pós-graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (MEMARH) e no programa Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade (DTecS) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); membra do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL); editora científica da Revista Regnellea Scientia.

Adriana Maria Imperador, Universidade Federal de Alfenas

Bióloga com Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2000), Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Ciências da Engenharia Ambiental pelo Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada da Universidade de São Paulo - CRHEA / USP. Atualmente é Professora Associada lI da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL, no Instituto de Ciência e Tecnologia do Campus de Poços de Caldas e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência com Comunidades Tradicionais e Educação Ambiental.

 

Published

2020-12-17

Issue

Section

Artigos